Como cuidar do gato resfriado ou gripado? Gatos podem pegar gripe igual aos humanos? Como saber se o gato está ou não com resfriado, quais sintomas devo prestar atenção? Gatos espirram como humanos, devido à qualquer coisa que irrite seu nariz. Mas às vezes o espirro persistente pode significar outros problemas. A seguir falaremos um pouco sobre o resfriado em gatos, quais principais causas, tratamentos, como cuidar do seu companheiro e como prevenir da doença.
Como saber se o gato está resfriado?
Preste atenção se o gato estiver espirrado muito, se o espirro for sem outros sintomas pode ser apenas uma alergia ou devido à fumaça de cigarro ou até purificadores de ar. Mas se o espirro for junto com secreção nos olhos ou nariz, falta de apetite, mudança no comportamento, ele pode estar com resfriado.
Alguns sintomas do resfriado em gatos são:
- Espirro
- Secreção nos olhos ou nariz, pode ser aguada ou espessa e clara, amarela ou verde
- Deglutição excessiva
- Tosse
- Perda de apetite
- Febre
- Letargia
- Desidratação
- Prolapso da terceira pálpebra
Por que os gatos ficam resfriados?
Os resfriados em gatos normalmente são causados por infecção com tipos específicos de vírus com, por exemplo, o calicivírus felino e herpesvírus felino. Em outros casos pode ser infecção por bactérias que pode levar à pneumonia.
Como é feito o diagnóstico e tratamento?
Se o gato estiver com algum dos sintomas especificados acima, é importante levá-lo ao veterinário e não esperar muito tempo, pois se for infecção por bactérias pode se transformar em pneumonia. Além disso alergias, infecções crônicas e até tumor benigno podem causar sintomas parecidos com os da gripe.
Se for diagnosticada infecção bacteriana será prescrito antibiótico. Mas na infecção viral geralmente não se prescreve nada, deixando o próprio sistema imunológico do gato combatê-la. Se o gato não estiver comendo ou bebendo água, poderá ser hospitalizado para receber soro e suporte nutricional.
Meu gato pode ficar gripado ou resfriado? Algum gato tem mais risco que outros?
Não, todos os gatos podem pegar resfriados e gripes, mas elas são mais comuns em gatos filhotes e gatos que não foram vacinados corretamente.
Como cuidar do gato resfriado ou gripado
Se o veterinário prescreveu medicamentos outras terapias continue com o tratamento recomendado. Outras coisas que você pode fazer além disso é:
- Deixe os olhos e nariz do gato limpos de secreção, use pano macio para limpar.
- Coloque o gato no banheiro com vapor do chuveiro por uns 10 minutos (com o chuveiro desligado), o vapor vai ajudar a desobstruir suas vias.
- Tenha certeza que ele está comendo, dê comida que ele goste, não deixe sem comer pois gatos podem desenvolver lipidose hepática felina, uma condição do fígado que pode ser fatal.
- É importante que ele beba bastante água.
- Nunca dê medicamentos que você mesmo use, dê somente o recomendado pelo veterinário.
Como posso prevenir do meu gato ficar resfriado ou gripado?
A melhor prevenção são as vacinas existentes contra os mais diversos vírus que podem causar infecção do trato respiratório superior nos gatos. Converse com seu veterinário para ele administrar as vacinas disponíveis.