Como cuidar de nertera ou lágrimas-de-nossa-senhora

Como cuidar de nertera em vaso? A Nertera granadensis, também conhecida apenas como nertera ou lágrimas-de-nossa-senhora ou almofada de alfinetes (em ingês), é uma planta perene rasteira nativa de vários locais do Oceano pacífico. Tem um visual único e é um pouco exigente de cuidar dentro de casa. Neste post falaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para o cultivo da nertera em vaso em locais internos.

Como cuidar de nertera

Ela é uma planta que permanece próxima ao solo durante sua vida, ficando a uns sete centímetros do solo, e se espalha conforme cresce. Devido ao espalhamento, irá arquear nas bordas do vaso, mas costuma parar de crescer antes de tocar no chão. Suas folhas são pequenas e arredondadas de cor verde, enquanto as flores são pequenas e brancas, praticamente insignificantes, mas quando polinizadas se transformam em frutos tipo bagas na cor vermelha que parecem alfinetes presos em uma almofada, daí o nome em inglês pin cushion plant (almofada de alfinetes).

Como a nertera tem um sistema radicular raso, seu vaso não precisa ser muito fundo, pode ter apenas alguns centímetros de profundidade. Dê preferência para substrato com terra vegetal e turfa com perlita ou casca de árvore, pois tem que ser bem drenável.

É uma planta que prefere temperatura fresca entre 13 a 18°C, mas tolera temperaturas até 26°C. Não suporta calor demais e se pegar temperaturas de 18°C ou superior na floração, ela não irá dar os frutos vermelhinhos! Por isso a temperatura precisa ser monitorada cuidadosamente durante a floração. Tem que ficar na luz indireta do sol, mas gosta de muita luz para ficar saudável. Nunca deixe na luz direta pois queima as folhas.

Como cuidar de nertera ou lágrimas-de-nossa-senhora
Como cuidar de nertera ou lágrimas-de-nossa-senhora

Você poderá trocar o vaso caso queira uma planta maior, mas se estiver satisfeito com seu tamanho não troque para vaso maior. Só faça a trocar de vaso na primavera.

Ela pode ser propagada por divisão na primavera, é só separar um pedaço da planta-mãe e colocar em um prato sozinho.

O mais importante é nunca deixar em temperatura muito quente, senão você não poderá ver os frutos vermelhos redondos.

Quantidade de rega para a nertera

A rega é diferente em cada época do ano, é importante seguir o recomendado, pois é uma planta que demanda muito cuidado.

Na primavera e verão você deve manter a planta úmida o tempo todo, sempre que sentir o solo seco endiando o dedo, regue. Mas não deixe encharcado pois apodrece a raiz! Pode borrifar água nas flores e frutos durante a primavera e verão.

No verão é importante deixar a planta em um prato com pedrinhas molhadas, elas servirão para aumentar a umidade da planta.

No outono e inverno deixe secar quase completamente para regar novamente.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com o livro Poisonous Plants: A Handbook for Doctors, Pharmacists, Toxicologists o fruto da Nertera granadensis pode ser ligeiramente venenoso apresentando sintomas moderados tanto para animais quanto para crianças que consumirem quantidades grandes.