Como cuidar de cachorro com tosse

Como cuidar de cachorro com tosse, o que pode causar essa tosse? Tem algum perigo o cachorro ficar tossindo, pode ser alguma doença grave? Neste post falaremos um pouco sobre a tosse em cães, o que você pode fazer para amenizar o problema e como deve ser o tratamento durante a vida.

Por que o cão tosse?

A tosse em cães pode ter vários motivos incluindo alergias, colapso traqueal, doença no pulmão, influenza e outros. Normalmente não é grave, mas se persistir por muito tempo ou se piorar, é importante procurar atenção médica pois pode significar algum problema sério de saúde e até risco de morte.

Algumas doenças graves relacionadas à tosse nos cães são:

  • Doença cardíaca – problemas nas válvulas cardíacas ou no músculo cardíaco podem causar tosse em cães, pois não permitem que o coração bombeie sangue com eficiência. Seu cão irá tossir quando alguma parte do coração aumenta e comprime as vias áreas dos pulmões ou se subir líquido para os pulmões. Normalmente a tosse é suave e contínua, piorando à noite.
  • Pneumonia – a pneumonia canina pode ser resultado de uma bactéria, de uma infecção viral preexistente como gripe, ou se ele tem dificuldade para engolir, regurgitação ou algum distúrbio metabólico. Normalmente a tosse é úmida e suave e o cão tem febre e falta energia.
Como cuidar de cachorro com tosse
Como cuidar de cachorro com tosse
  • Tosse do canil – nome genérico para a doença traqueobronquite infecciosa canina, uma inflamação e infecção da traqueia e das principais vias aéreas inferiores. Apesar de ser mais comum em cães mais jovens, cães de qualquer idade podem ser afetados, principalmente os que vivem em grupos em creches e canis. A tosse é seca e rouca, pode causar enjoo e vômito.
  • Colapso traqueal – também conhecida como condromalácia traqueal é uma condição que faz com que a traquéia fique mole e flácia e afeta principalmente os cães pequenos. A tosse é seca, aguda e espasmódica, costumam tossir repetidamente e têm dificuldade para se acalmar. Se houver o colapso completo da traqueia, a tosse pode soar asmática.
  • Dirofilariose – nesta condição vermes adultos ficam no coração e nas artérias pulmonares do cão. A tosse costuma ser leve e persistente, ficam com falta de energia, perdem peso e ficam se apetite.
  • Influenza canina – doença causada por dois tipos de vírus e não é o mesmo que a gripe comum. A tosse é branda e constante pode durar de 10 a 30 dias. Não transmite para humanos, mas transmite para outros animais.

Como cuidar de cachorro com tosse

Você deve observar o padrão da tosse, se ela ocorre à noite, durante exercícios ou em algum outro momento, pois isso irá ajudar no diagnóstico. Como falamos no início do post, normalmente a tosse não está relacionada a algo grave, mas é importante lembrar que ela é um mecanismo de defesa do organismo contra alguma doença e situação de emergência, portanto não pode ser controlada sem orientação do médico.

Nunca utilize xaropes sem prescrição do veterinário, pois poderá causar outros problemas de saúde. Em alguns casos o veterinário recomenda medicamento com expectorante para aliviar o problema, em outros será preciso utilizar esteróides e outras antibióticos como na pneumonia. Tudo vai depender do diagnóstico.

Uma dica para aliviar a tosse é colocar o cão no banheiro cheio de vapor e deixá-lo por 15 minutos, com o chuveiro desligado. Enquanto estiver no banheiro, você pode ajudar dando batidinhas suaves com as mãos em concha no peito do cão por três minutos.

A tosse em cães é comum e costuma passar depois de alguns dias, se não passar depois do terceiro dia é importante procurar o veterinário imediatamente.