Como cuidar de areca bambu, Dypsis lutescens

Como cuidar de areca bambu, Dypsis lutescens? A areca bambu, também conhecida como palmeira areca ou apenas areca, é uma planta nativa de Madagascar na África e uma das palmeiras mais populares do mundo para cultivar dentro de casa. Neste post explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da palmeira em vaso. Também explicaremos se ela é tóxica para cães e gatos.

Como cuidar de areca bambu

A palmeira-areca pode atingir até 2,5 m de altura, suas hastes em foma de cana crescem a partir da raiz principal e produzem bonitas folhas em arco. Se você conseguir prover luz e calor suficiente, ela ficará linda por muito tempo. Além disso é uma das plantas mais eficientes na purificação do ar local, de acordo com estudo feito pela Nasa.

É uma planta de clima equatorial e subtropical, prefere temperaturas entre 16 e 24°C, nunca abaixo de 12°C. O frio em excesso pode causar manchas marrom nas folhas. Gosta de bastante luz indireta do sol, portanto deve ficar em local com meia sombra. Se não tiver luz suficiente, ela demora a crescer.

Dê preferência para solo que seja bem drenado rico em matéria orgânica, para que ela fique úmida mas nunca encharcada, uma vez que o excesso de água irá matá-la. Uma dica é misturar turfa com casca de pinheiro e areia grossa. Poderá ser necessário utilizar fertilizante durante o verão e primavera.

Como cuidar de areca bambu, Dypsis lutescens
Como cuidar de areca bambu, Dypsis lutescens?

Poderá ser necessário fazer replantio a cada três anos, mas plante na mesma profundidade que estava no vaso anterior, se você plantar fundo demais poderá machucar a planta e ela morrer. Não há necessidade de colocar em vasos grandes pois ela gosta de ficar em local apertado. O replantio é mais para trocar o solo envelhecido e remover depósito de sal de fertilizantes que pode se acumular no fundo do solo e laterais do vaso.

A propagação pode ser feita por semente, mas é mais fácil propagar os brotos basais, que podem ser removidos na primavera. Escolha os brotos que tiverem 30 cm de altura com alguma raiz, você poderá ver a raiz quando tirar a planta do vaso.

Como deve ser a rega da areca bambu?

A rega deve ser feita regularmente permitindo que a parte superior do solo fique seco entre as regas. Nunca exagere, pois o excesso de água mata a planta! Por isso é muito importante utilizar vaso e solo bem drenado.Também não deixe água parada no prato embaixo do vaso!

A umidade normal costuma ser suficiente, mas se onde você mora for muito seco, utilize borrifador para molhar um pouco as folhas, pois o ar seco pode deixar as pontas das folhas marrom.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais esta planta não é tóxica para cachorros e gatos. Mesmo assim é importante evitar que seu companheiro coma a planta, pois ele pode se engasgar, tenha cuidado.