Como cuidar de cacto Nopal em vaso

Como cuidar de cacto Nopal em vaso? O cacto Opuntia, mais conhecido como nopal, Figo da Índia ou pera espinhosa (prickly pear), é uma suculenta nativa da América do Norte. Possuem ramificações achatadas e largas, com flores roxas, amarelas, vermelhas ou laranjas. A seguir falaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo do cacto nopal em casa. Será que é tóxico para cães e gatos?

Dicas para cuidar de cacto Nopal em vaso

Os cactos nopal, também conhecidos como palma (Opuntia cochenillifera ou Opuntia fícus-indica), são muito utilizados na culinária mexicana e também cultivados no Brasil. Podem atingir 30 cm de altura e 45 de largura. Seus caules são divididos em segmentos planos parecidos com uma pá plana de uns 12 cm de comprimento. Dá flores amarelas brilhantes no verão.

Prefere climas secos e sol pleno (pelo menos seis horas de sol direto por dia), mas suporta sombra parcial desde que o clima seja bastante quente. Deixe em local que pegue bastante luz solar.

Tem que ser plantado em solo bem drenado com areia ou pedra-pome. Dê preferência para solo rico em matéria orgânica. Se quiser compre mistura própria para cactos e suculentas.

Normalmente não precisa podar, mas caso deseje, os ramos podem ser cortados. Você pode remover ramos individuais para manter o formato e tamanho que deseja. Remove utilizando pinças e faca, cortando onde os ramos se conectam. Não pegue com as mãos pois possui espinhos que penetram na pele e incomodam.

Dicas para cuidar de cacto Nopal em vaso

Podem ser cultivados a partir de sementes (mas leva uns 3 a 4 anos), ou a partir de um ramo de um cacto existente (com pelo menos 6 meses de crescimento). Ao podar o nopal você pode plantar a extremidade cortada na mistura de solo. Coloque uma estaca para apoiar, até ele criar raízes. Para saber se está com raiz, tente puxar delicadamente o ramo depois de um mês, se ficar preso é porque já deu raiz. Se ainda não deu, aguarde mais um tempo.

A colheita pode ser realizada de quatro a seis vezes ao ano, normalmente no meio da manhã.

Quantidade de água e umidade para o cacto Nopal, umidade e fertilizante

Prefere a seca do que o excesso de água, portanto não regue demais seu cacto nopal. Deixe sempre o solo secar antes de regar. Quando regar, regue até que a água saia pelos buracos do fundo e pare. Não deixe prato no fundo do vaso, ou remova a água que ficar no prato, senão irá apodrecer a raiz!!

No inverno reduza muito esta rega, ela costuma murchar nesta época do ano, é normal, voltam a crescer na primavera.

Não gosta de muita umidade, lembre-se, é um cacto, portanto gosta de clima seco e quente.

Poderá ser necessário utilizar fertilizante rico em nitrogênio uma vez na primavera e uma vez no verão. Isso promove o crescimento dos ramos, principalmente quando cultivado no vaso.

É tóxico para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, os cactos Opuntia não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois os espinhos podem ser perigosos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.