Como cuidar da orquídea Aeranthes arachnites

Como cuidar da orquídea Aeranthes arachnites? A Aeranthes arachnites é uma orquídea de pequeno porte nativa das Ilhas Mascarenhas, no Oceano Índico. Também conhecida como Dendrobium arachnites Thouars 1822 ou The Spider Aeranthes (A Aeranthes Aranha). É uma planta epífita (que se desenvolve sobre outras plantas sem lhes prejudicar). A seguir trazemos algumas dicas sobre o cultivo da Aeranthes arachnites, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar da orquídea Aeranthes arachnites

A Spider Aeranthes tem esse nome devido a sua semelhança com uma aranha. Possui caule curto, folhas verde-claro bilobadas de forma irregular. Suas flores são amarelo esverdeadas, pendentes (20 cm de comprimento) e perfumadas. As flores aparecem uma de cada vez e na mesma haste, inclusive em anos que virão, por isso não corte-a, a não ser que seque.

Ela prefere temperaturas entre 29 e 30°C no verão e a noite de 22 a 23°C. Gosta da luz normal do dia, não pode ser luz direta, tem que ser luz filtrada ou difusa (sombra). Deixe em local com boa ventilação de ar. Lembre-se que ela costuma ficar escondida em cima de árvores na floresta.

Pode ser cultivada em vaso raso e que seja bem drenado. Utilize mix de plantio que seja bem drenável, com perlita e turfa de esfagno (turfa de sphagnum).

Como cuidar da orquídea Aeranthes arachnites
Dicas para cuidar da orquídea Aeranthes arachnites

Deve ser replantada quando o vaso ficar pequeno demais para a planta ou se o substrato começar a ficar ruim. Passe para um vaso um número maior.

A orquídea Aeranthes arachnites pode ser propagada por keikis, que são mudas aéreas de orquídeas que aparecem na haste floral. Quando estes brotos estão com o sistema radicular desenvolvido, podem ser separadas da planta mãe e plantadas em um vaso com musgo esfagno. Também pode ser propagada por semeadura.

É recomendado o uso de fertilizante NPK 20-20-20 para orquídeas, diluído, quando ela está na fase do crescimento.

Quantidade de água e umidade para Aeranthes arachnites

A rega deve ser feita regularmente, deixe o substrato secar entre uma rega e outra. Regue para que fique úmida mas nunca encharcada! Senão apodrece a raiz. Reduza a rega no inverno, pois o solo demora a secar e ela entra em período de descanso.

Gosta de bastante umidade, entre 75 e 80%, mas aguenta superior a 65% da primavera ao início do verão.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade da orquídea Aeranthes arachnites. Mas de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, as orquídeas não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim deve-se ter cuidado devido à pesticidas, fertilizantes e outros produtos que você coloque na planta, que podem afetar seu companheiro.