Como cuidar de aspargo

Como cuidar de aspargo? A Asparagus densiflorus Sprengeri, mais conhecida como aspargo, aspargo ornamental e aspargo-pendente, é uma planta perene nativa da África do Sul. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da aspargo dentro de casa. Tipo de solo, quantidade de luz e água, será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de aspargo

A aspargo pode atingir de 30 a 60 cm de comprimento e espalhar por 45 a 60 cm de largura. Possui folhagem verde brilhante, e quando colocadas em vasos suspensos ficam com a folhagem pendente como uma samambaia (daí o nome em inglês). Tem o nome aspargo pois suas folhas macias e arejadas, são parecidas à folhagem da planta do vegetal aspargo. Além disso suas folhas podem espetar, portanto é preciso ter cuidado no manuseio. Apresenta flores brancas e frutinhos vermelhos que são dispensáveis.

Plante em vasos com furo no fundo, para que fique bem drenado. Escolha um solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável. Mix de plantio contendo turfa, perlita e outras pedrinhas, que seja leve, pode ser uma boa escolha.

Prefere temperaturas entre 18 e 24ºC, mas tolera até 10ºC. A aspargo deve ser colocada em local com meia sombra dentro de casa, pegando um pouco de luz solar durante o dia. Nunca deixe por mais do que duas horas de luz direta de sol por dia.

Como cuidar de aspargo, Asparagus densiflorus Sprengeri
Dicas para cuidar de aspargo

O replantio pode ser necessário a cada dois anos, pode ser feito para o mesmo vaso ou para um, com um tamanho maior. Também pode ser feita a poda livremente, para manter o formato desejado dentro de casa. A poda incentiva a dar brotos e reduz a demanda da planta para desenvolver raiz maiores. Corte na base e não no meio do caule.

Pode ser propagada por sementes ou divisão da planta. Sendo que pela divisão o processo é mais fácil e pode ajudar a manter o formato desejado das outras. Mantenha o máximo de raiz possível no pedaço dividido.

Quantidade de água na rega da aspargo

A rega deve ser feita regularmente para manter o solo uniformemente úmido, mas nunca encharcado. Sempre verifique enfiando o dedo na terra, notando que a parte superior do solo secou (5 a 10 cm), regue. Evite molhar as folhas, regue no solo até que veja a água saindo pelos furos no fundo do vaso.

Mas tenha cuidado no inverno, reduza bastante a rega pois ela vai demorar a secar.

Se notar que as folhas da aspargo estão ficando amareladas, pode ser que esteja regando demais ou que não está pegando luz solar suficiente, verifique de acordo com o que estiver fazendo.

No caso de folhas caindo pode ser culpa de pouca rega ou muita luz do sol. Verifique e modifique de acordo com o seu problema. Mas tenha cuidado para não deixar o solo encharcado, senão ela pode morrer.

É tóxica para cachorros e gatos?

A Asparagus densiflorus cv sprengeri é uma planta tóxica tanto para cães quanto para gatos. Ela pode causar dermatite alérgica se houver contato repetido. Além disso, a ingestão dos frutinhos vermelhos pode causar distúrbios gástricos como vômito, dor abdominal ou diarreia. Portanto evite que seu companheiro coma esta planta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.