Sol pleno, meia sombra e sombra o que significa

Sol pleno, meia sombra e sombra o que significa? Quando falamos sobre a quantidade de luz que uma planta precisa para sobreviver, normalmente falamos essas palavras, sol pleno, meia sombra e outras. Mas quanto de sol isso significa? Quanto tempo se luz direta do sol são necessários para o sol pleno? Neste post vamos tirar essas dúvidas, para você cultivar sua planta com a quantidade de luz que ela necessita.

É importante destacar que não existe uma informação oficial sobre o significado do nível de sol para plantas divulgado por alguma autoridade na área. As informações que destacamos neste post, foram as que mais encontramos em diversos sites relacionadas às plantas.

Sol pleno

Quando falamos que a planta precisa de sol pleno, quer dizer que ela precisa de seis ou mais horas de luz direta do sol por dia.

Essas horas de sol não precisam ser contínuas. Por exemplo, ela pode receber duas horas de manhã, sombra ao meio-dia e quatro horas de luz direta do sol de tarde.

Alguns exemplos de plantas que necessitam de sol pleno são a maioria das plantas anuais e perenes.

Sol Parcial (de sol pleno à sombra parciaL)

No caso do sol parcial são necessárias de quatro a seis horas de luz direta de sol por dia.

Lembrando que não precisa ser 4 a 6 horas de luz contínua, essas horas de luz direta podem ser divididas durante o dia.

Alguns exemplos de plantas cultivadas em sol parcial são as euphorbia, arbusto vitex, resedá e outras.

Meia-sombra (sombra parcial)

Na meia-sombra a planta precisa de duas a quatro horas de luz direta do sol por dia.

Essas horas podem ser divididas durante o dia, mas precisa de 2 a 4 horas diretas de sol.

Alguns exemplos de plantas cultivadas em meia-sombra são as begônias, maria-sem-vergonha, crossandra, manacá-graúdo e outras.

Sombra

Quando uma planta precisa ficar na sombra, não quer dizer que ela tem que ficar no escuro! Normalmente quando se fala sombra, quer dizer que a planta precisa de menos de duas horas de luz direta do sol por dia.

Existem algumas variações sobre a sombra que não são muito utilizadas na jardinagem, mas que podem ser úteis caso você se depare com elas em algum site:

  • sombra leve – o local recebe luz do sol parcialmente filtrada, como ocorre embaixo de copas de árvores com folhas penadas como o espinheiro-da-virgínia ou a bétula. O padrão do sol e sombra são constantes e se movimentam. Algumas pessoas consideram este sombreado como sombra intermitente ou sombra salpicada (manchada).
  • sombra moderada – locais com luz refletida, como ocorre em florestas com árvores de madeira dura (nobre) como o carvalho, ipê, paineira, bordo, salgueiro e outras.
  • sombra densa – local sem luz direta do sol, como ocorre quando coloca a planta na parede voltada para o sul da casa ou embaixo de copas de árvores verdes muito densas.
Sol pleno, meia sombra e sombra o que significa
O que significa sol pleno, meia sombra e sombra?

Em todos os casos há alguma luz solar, não é completamente no escuro. São raras as plantas que precisam ser cultivadas no escuro, além dos cogumelos.

Alguns exemplis de plantas cultivadas na sombra são a hosta, as heucheras, a astibe e outras.

Qual janela da casa colocar a planta que precisa de sol pleno?

No Brasil normalmente uma janela virada para o norte é a que recebe mais quantidade de sol no dia. A janela virada para o leste recebe sol da manhã (e mais ameno) e a janela virada para oeste recebe sol a tarde (e mais quente). As janelas viradas para o sul são as que vão receber menos luz solar. Isso ocorre pois o Brasil está no hemisfério sul, como o sol nasce a leste, ele permanece mais ao norte durante o dia e se pôe a oeste.

Muitas plantas são flexíveis, ou seja, costumam se adaptar bem em vários níveis diferentes de luz direta do sol. Às vezes uma planta precisa de sol parcial mas sobrevive à meia-sombra. É importante lembrar que a preferência de luz de uma planta irá influenciar no seu crescimento e floração. Sua planta pode estar sobrevivendo mas não da forma como seria se estivesse em local com o nível certo de luz direta do sol.

Em alguns locais que não tenham muita luz direta do sol, pode ser necessário utilizar iluminação especial para as plantas. Aproveite para conferir os tipos de solo para cultivo das plantas.