Como cuidar de bambu barriga-de-buda

Como cuidar de bambu barriga-de-buda? A Bambusa ventricosa, mais conhecida como bambu barriga-de-buda, inclusive em inglês (Buddha Belly Bamboo), é um bambu perene nativo da China. Tem esse nome devido aos colmos serem mais compactos, com entrenós curtos que se projetam no meio, como uma barriga gordinha. E no sudeste asiático, quando pensa em barriga gordinha, lembra-se dos budas sorridentes. Neste post trazemos algumas dicas sobre os cuidado com o bambu barriga-de-buda. Será que é tóxico para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bambu barriga-de-buda

O bambu barriga-de-buda pode atingir de 5 a 15 m de altura e se espalhar por 4,5 a 6,1 m de largura. Mas em vaso costuma ficar com 1,5 a 2,4 m de altura. É um lindo bambu ornamental, com cor verde-escuro profundo, colmos com 2,5 cm de largura, lisos e brilhantes, que amadurecem para verde-amarelo. Crescem heretos, mas tendem a arquear sob o peso da folhagem pesada, de folhas longas e verde-escuras, com até 18 cm de comprimento. Pode ser utilizado como cerca-viva, pois fica bastante aglomerado, e também como bonsai.

Ele precisa de estresse para ficar com os colmos gordinhos, uma das maneiras é colocando em vasos apertados para a raiz ficar apertada. Ou deixar dias sem água, ele é tolerante à seca. Plantado com bastante espaço no jardim, este bambu não costuma formar as “barriguinhas”.

Prefere ficar em sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Mas sobrevive em meia sombra. Não suporta clima abaixo de 9ºC.

Sobrevive bem em vaso dentro de casa e aguenta a maioria dos tipos de solo, rico ou pobre em nutrientes, desde que seja bem drenado. Sendo que solo pobre pode ajudar a formar as “barriguinhas” nos colmos. Suas raízes são relativamente rasas, por isso é importante evitar o encharcamento das raízes.

Como cuidar de bambu barriga-de-buda, Bambusa ventricosa
Dicas para cuidar de bambu barriga-de-buda

A poda não costuma ser necessária, exceto se quiser manter uma altura específica. Mas é recomendada a remoção de hastes fracas, mortas, danificadas ou que estiverem finas. Faça a remoção durante a primavera. Se não quiser que forme mais bambus, corte os brotos floridos assim que aparecerem. O corte dos topos dos colmos pode ajudar a formar as barriguinhas.

O bambu barriga-de-buda pode ser propagado por divisão de touceira, por remoção de estacas de seções de rizomas jovens na primavera. Mas também nasce por sementes.

Quantidade de água na rega do bambu barriga-de-buda

A rega deve ser feita regularmente, sempre deixando o solo secar entre as regas. Pois este bambu é tolerante à seca. Evite deixá-la sem água por longos períodos ou com muita frequência. Sem hidratação suficiente, pode ficar fraco e soltar folhas.

No inverno reduza muito a rega, pois o solo vai demorar a secar. Sempre verifique enfiando o dedo na terra.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade do bambu barriga-de-buda. Alguns tipos de bambu não são tóxicos para cachorros e gatos, mas como não conseguimos encontrar detalhes sobre o Bambusa ventricosa, evite que seu companheiro coma.