Como cuidar de barba-de-serpente

Como cuidar de barba-de-serpente? A Ophiopogon jaburan, mais conhecida como barba-de-serpente, ofiopógo, ofiopógão, é uma planta perene nativa da Ásia. Ela tem esse nome pois “Ophiopogon” significa barba de cobra. É derivao das palavras gregas “ophis” cobra e “pogon” barba. Está pensando em cultivar a planta em vaso dentro de casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da barba-de-serpente, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de barba-de-serpente

A barba-de-serpente possui folhagem bonita, com folhas longas e estreitas, parecida com uma grama gigante, formando tufos densos de folhas arqueadas, parecidas com fitas, que pode ter cor verde-escura ou com listras na cor creme a amarelas. Podem atingir de 30 a 60 cm de comprimento e se espalhar pela mesma largura. Suas flores pequenas aparecem no verão em espigas com flores brancas a lilás, no formato de sino. As flores não são tão ornamentais, a planta é mais conhecida pela sua folhagem bonita, que fica aglomerada e arqueada. Depois das flores aparecem frutos pequenos de cor violeta a azul.

Deve ser cultivada em sol pleno, com seis ou mais horas de luz direta de sol por dia, ou meia sombra. Elas gostam de clima quente.

Plante em vaso bem drenável com solo fértil rico em matéria orgânica, mas que seja bem drenável. Dê preferência para misturas contendo areia ou calcário, para aumentar a drenagem.

Como cuidar de barba-de-serpente, Ophiopogon jaburan
Dicas para cuidar de barba-de-serpente, Ophiopogon jaburan

Pode produzir brotos laterais verdes, que devem ser removidos, pois podem atrapalhar a planta mãe. Não costuma necessitar de poda.

Se necessário aplique fertilizante líquido NPK 15-15-15, uma vez a cada 6 meses.

A propagação pode ser feita por divisão de touceiras.

Rega da barba-de-serpente

A rega deve ser feita regularmente para que ela tenha um bom crescimento. Mas após estarem estabelecidas, pode regar apenas quando sentir que o solo secou. Enfie o dedo na terra para verificar se está seco ou úmido. Normalmente uma vez por semana é suficiente, mas dependerá do clima.

No inverno reduza bem a rega, pois o solo demorará a secar. Sempre verifique com o dedo, antes de molhar mais a planta. Senão pode apodrecer a raiz e ela morrer.

É tóxica para cachorros e gatos?

Conforme especificado no site Institute of Pacific Islands Forestry da Austrália, a barba-de-serpente não é tóxica para cães e gatos. Mas lembre-se que seu companheiro pode se engasgar com a planta, portanto tenha cuidado.