Como cuidar de bardana

Como cuidar de bardana? A Arctium lappa, mais conhecida como bardana, baldrana, erva-dos-tinhosos, carrapicho-de-carneiro, pegamassa e carrapicho-grande no Brasil, é uma planta herbácea nativa da Europa. Muito cultivada por suas propriedades fitoterápicas, com bonitas flores roxas. Se você está pensando em cultivá-la, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para bardana. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de bardana

A bardana pode atingir de 1,7 a 3 metros de altura e se espalhar por 1 metro de largura. Tem aparência de erva daninha, com folhas alternas e grandes, e inflorescências que aparecem no segundo ano de vida. Essas inflorescências são cardos (flores apresentadas como inflorescências compostas cercadas por brácteas) na cor roxa. Suas vagens secam e ficam parecidas com velcro, devido às fibras parecidas com algodão que se formam entorno das pontas das brácteas. Essas fibras grudam facilmente em roupas e pelos de animais, causando seu espalhamento rápido pelo ambiente.

Suas raízes doces são carnosas e usadas em pratos cozidos como tempurás, refogados, sopas, ou como aromatizantes em chás. Suas folhas jovens também são muito usadas em saladas ou pratos cozidos, já as flores possuem sabor parecido com a alcachofra.

Gosta de ficar em sol pleno, seis ou mais horas de luz direta do sol por dia. Mas também sobrevive em meia sombra.

Plante em vaso fundo bem drenável utilizando solo fértil, rico em matéria orgânica que seja bem drenável. Pode utilizar alguma mistura que contenha turfa com perlitas ou areia. Ela deve ficar úmida, mas nunca encharcada, por isso a importância do solo bem drenável. Suas raízes crescem bastante, podendo atingir 1 m de comprimento e 2 cm de espessura, atenção com a profundidade do vazo.

Como cuidar de bardana, Arctium-lappa
Dicas para cuidar de bardana, Arctium lappa

Pode ser propagada por semente, mas normalmente se auto-semeia, espalhando rapidamente pelo terreno. Se cultivar em jardim, é preciso ter muito cuidado, pois uma vez estabelecida, fica muito difícil de ser erradicada. Ela absorve abundantemente os nutrientes do solo, devido às suas raízes profundas, que são parecidas com cenoura ou batata.

As grossas raízes podem ser colhidas após uns quatro a cinco meses do plantio (mas o recomendado é após 12 meses do plantio), e a colheita deve ser realizada antes da floração. O mesmo vale para as folhas, senão ficam fibrosas. Caso

Quantidade de água na rega da bardana

A rega deve ser feita ocasionalmente, sempre evitando o excesso de água, pois pode matar a planta. Se ficar no jardim a chuva costuma ser suficiente. Se cultivada em vaso, regue somente quando notar que o solo secou. Enfie o dedo na terra para sentir.

No inverno reduza muito a rega, pois o solo demora bastante a secar.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações específicas sobre a toxicidade da Arctium lappa. Existem plantas da mesma família Asteraceae que são tóxicas e outras que não são tóxicas para cachorros e gatos. Portanto, tenha cuidado com seu companheiro, não deixe em local que ele possa ficar comendo.