Como cuidar da postura para evitar dor nas costas

Como cuidar da postura para evitar dor nas costas? Esta é uma pergunta que se tornou comum nos últimos tempos, principalmente depois do aumento de pessoas trabalhando em casa. Isto nos leva a ser mais desleixado com a postura. Desta forma, a tendência é que as dores nas costas apareçam quando menos se espera.

Este é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Podem ter várias causas, tais como: problemas físicos, lesões, condições médicas e principalmente as questões posturais do dia a dia. Por isso, é importante manter-se atento com a postura, principalmente quem passa muitas horas sentado ou em pé.

Dicas para cuidar da postura e evitar dor nas costas

Dicas para cuidar da postura e evitar dor nas costas

Com um pouco de cuidado, podemos cuidar da postura e evitar dor nas costas. Algumas destas dicas podem lhe ajudar no dia a dia:

Procure se levantar e se movimentar com regularidade

Ao ficar sentado por muito tempo, poderá prejudicar a circulação sanguínea e proporcionar, com isso, dores nas costas. É importante durante a cada hora de trabalho, se levantar e se movimentar um pouco.

Procure manter uma boa postura na cadeira

Enquanto estamos sentados, principalmente por longos períodos, é fácil adotar uma postura que seja prejudicial para a coluna. Procure usar uma cadeira com um bom encosto para a lombar, usar um apoio para os pés e manter a coluna ereta. Se possível, procure evitar cruzar as pernas, pois isto prejudica demais a circulação sanguínea.

Ao dormir, procure uma posição confortável

Uma boa noite de sono pode recuperar totalmente a saúde do seu corpo, inclusive da sua coluna. Sendo assim, é importante dormir em uma posição que seja confortável e que não sobrecarregue a coluna. O mais indicado é deitar-se de lado com um travesseiro entre as pernas. Para quem gosta de dormir de barriga para baixo, uma má notícia, esta posição prejudica demais a coluna.

Procure usar o calçado adequado

Determinados tipos de calçados podem prejudicar a postura e consequentemente, a coluna. O ideal é usar calçados que ofereçam bom suporte para os pés e evitar saltos muito altos ou baixos demais. O ideal é usar saltos de no máximo 3 cm de altura.

Exercícios físicos são importantes para cuidar da postura e evitar dor nas costas

Os exercícios físicos ajudam a manter a saúde da coluna em dia e cuidar da sua postura. Eles fortalecem os músculos das costas. Procure escolher atividades que você goste e que correspondam com seu condicionamento físico. Não faça exercícios físicos sem orientação, pois, desta forma, ao invés de trazerem benefícios, podem resultar em lesões.

Como cuidar da postura

Tente manter o peso saudável

O excesso de peso pode colocar uma maior pressão sobre a coluna e com isso, causar mais dores nas costas. Manter o peso ideal é uma forma de cuidar da postura para evitar dor nas costas. Caso esteja acima do peso, procure orientação profissional e não saia fazendo estas dietas malucas, propostas muitas vezes por pessoas que sequer tem conhecimento para isso.

Cuidado com o peso da mochila

Se precisa carregar uma mochila, seja para o trabalho ou para os estudos, preste bastante atenção com o peso. Procure levar somente o necessário em uma mochila com alças largas e acolchoadas, que seja bem ajustada para dividir bem o peso e ser confortável nas costas.

Não abuse na hora de carregar pesos

Ao carregar pesos excessivos, você sobrecarrega a coluna vertebral e causa dores nas costas. Desta forma, procure evitar carregar pesos muito pesados. Caso precise transportar algo pesado, peça ajuda de terceiros ou use carrinhos.

Tenha ajuda de profissionais de saúde

Cuidar da postura para evitar dor nas costas exige que você tenha ajuda de profissionais de saúde. Seja de médicos ou nutricionistas e também de fisioterapeutas e profissionais de educação física, que podem lhe indicar os melhores exercícios para corrigir sua postura. Jamais utilize medicamentos ou faça procedimentos sem antes consultar um profissional.

Por último, lembre-se que estas dicas são apenas algumas orientações gerais para lhe ajudar a cuidar da postura para evitar dor nas costas. Cada pessoa pode ter necessidades especiais e condições específicas. Consulte sempre profissionais de saúde para obter orientações personalizadas.