Como cuidar da pele e do cabelo no inverno

Como cuidar da pele e do cabelo no inverno? O inverno é uma época em que a pele exige alguns cuidados mais especiais. As temperaturas baixas, em conjunto com o ar seco e o vento, podem causar coceira, descamação e em alguns casos, até feridas e rachaduras! Sendo assim, torna-se importante ter uma boa rotina de cuidados para manter a saúde da pele e dos fios sempre em dia.

Dicas para cuidar da pele e do cabelo no inverno

Como cuidar da pele e do cabelo no inverno

A primeira etapa de rotina de cuidados com a pele no inverno é a limpeza. Procure sempre remover a sujeira, a oleosidade e as impurezas. Mas tome cuidado para não remover a camada natural de proteção da pele, que ja’está sofrendo demais com o tempo seco.

Durante o inverno, é aconselhável usar um sabonete suave e sem perfume, indicado para limpeza facial. Produtos com álcool ou sulfatos não devem ser utilizados, pois tendem a ressecar a pele ainda mais. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia para evitar o ressecamento excessivo.

Cuidar da hidratação é fundamental

Este é outro ponto muito importante na rotina para cuidar da pele e do cabelo no inverno. A pele precisa de hidratação constante para se manter saudável e bonita. Recomenda-se aplicar também um hidratante no rosto logo após a higiene, enquanto a pele encontra-se ainda úmida. Desta forma, você consegue manter a umidade e prevenir o ressecamento.

Na hora de escolher um hidratante, procure por aqueles que trazem ingredientes como ácido hialurônico, ceramidas e glicerina, que são conhecidos pela capacidade de manter a umidade na pele.

Procure sempre aplicar o hidratante duas vezes ao dia, pela manhã e durante a noite, para ter, assim, os melhores resultados.

Não se esqueça do protetor solar

Muita gente só se lembra do protetor solar durante o verão, mas ele é importante durante todo o ano, inclusive no inverno! Embora a intensidade dos raios UVB não seja tão intensa durante esta estação, os raios UVA são fortes o suficiente para causar danos na sua pele. E para quem frequenta locais com neve, a luz refletida ainda pode aumentar a exposição aos raidos UV. Sendo assim, é importante usar um protetor solar com fator de proteção 30 ou superior.

Procedimento para cuidar da pele no inverno

Não deixe a esfoliação de lado

A esfoliação também é uma etapa importante na hora de cuidar da pele durante o inverno. Mas, é preciso fazer com moderação. Ela serve para remover as células mortas da pele e também estimular a renovação celular, mas se feita em excesso, pode causar irritação e ressecamento. Procure realizar o procedimento de esfoliação uma vez por semana com um esfoliante suave e sem perfume. Não deixe de aplicar um hidratante logo após a esfoliação para reter a umidade na pele.

Além da pele, os cabelos também sofrem bastante com os efeitos do clima frio e seco do inverno. Para cuidar dos cabelos no inverno. tenha em mente alguns cuidados como:

Hidratação dos cabelos

Assim como a pele, os cabelos também precisam muito de hidratação. Para que eles não se tornem opacos ou quebradiços, use produtos hidratantes para os cabelos como condicionadores e máscaras capilares. Produtos com óleo de argan, manteiga de karité ou aloe vera, também conhecida como babosa, podem ser grandes aliados dos seus cabelos.

Usar chapinhas e secadores de cabelo apenas quando necessário

O uso exagerado de chapinhas e secadores de cabelo pode causar danos aos fios, principalmente durante o inverno. Os cabelos já se encontram mais sensíveis por conta das condições do tempo, sendo assim, o calor destes aparelhos pode agravar ainda mais a situação. Para amenizar os danos, procure usar produtos que fazem uma espécie de proteção térmica. Eles servem para formar uma barreira protetora nos cabelos, reduzindo o impacto do calor nos fios.

Não deixe de lavar os cabelos

Manter a limpeza dos cabelos em dia também é importante para manter a saúde dos fios durante o inverno. Escolha produtos indicados para evitar o ressecamento excessivo dos fios e um shampoo suave. Não lave os cabelos com uma água quente demais. Também não é aconselhável lavar os cabelos todos os dias, mas sim em dias alternados. Desta forma, evita-se ainda mais o ressecamento e a remoção dos óleos naturais.

Para cuidar da pele e do cabelo no inverno, não descuide da sua alimentação

Por fim, é importante sempre frisar que a saúde da pele e dos cabelos também está relacionada à alimentação. Nos dias mais frios, é comum sentir mais vontade de consumir alimentos quentes e mais pesados. Procure manter uma dieta equilibrada visando garantir a saúde da pele e dos seus cabelos. Tenha em sua rotina alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes, verduras, nozes, sementes. Estes alimentos não só melhoram a sua saúde como também fortalecem seus cabelos e ajudam muito a mantê-los saudáveis durante toda a estação.

No entanto, não se esqueça que cada pessoa tem um tipo de pele e cabelo diferentes, neste caso é necessário ajustar a rotina de cuidados segundo as necessidades de cada pessoa. Em caso de dúvidas, não deixe de procurar um profissional dermatologista ou então um cabeleireiro para analisar seu problema de perto.

Conclusão

Lembre-se sempre de cuidar da pele e do cabelo no inverno. A baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias podem afetar a hidratação e a proteção natural da pele e dos cabelos, o que pode levar a programas mais sérios como ressecamento, descamação e té danos mais graves, que podem exigir tratamentos mais agressivos. Adote uma rotina de cuidados específicos e também não esqueça de cuidar da sua saúde mental para garantir seu bem-estar geral.

Cuidar da pele e do cabelo no inverno não significa apenas manter uma aparência mais bonita, mas também ajuda a manter a saúde e a autoestima elevada, o que influi diretamente no seu bem-estar geral. Busque orientação com profissionais qualificados e assim, invista sempre na sua saúde.