Como cuidar de bolha no pé

Como cuidar de bolha no pé? A maioria das bolhas nos pés é causada pela fricção com tênis, sapato, botas ou de andar descalços no chão quente ou por uma distância muito longa, causando queimaduras. Mas o que fazer quando estas bolhas aparecerem? Tenho que estourá-las ou devo deixar a bolha no local para ela secar sozinha? Responderemos as perguntas abaixo.

Como cuidar de bolha no pé

Como cuidar de bolha no pé
Como cuidar de bolha no pé

Normalmente é possível tratar destes tipo de bolha em casa, sem necessidade do médico. A pele irá se formar novamente no local e o líquido da bolha será absorvido.

O mais importante nunca estoure a bolha! A não ser que seja uma queimadura muito grande e esteja dolorida ou pareça estar irritada. Na maioria dos casos, bolhas pequenas causadas por tênis não devem ser estouradas. O fluido dentro delas é uma proteção mantendo a pele embaixo limpa, prevenindo contra infeção e ajudando na cura.

Apenas cubra a bolha com uma gaze e esparadrapo, prenda o esparadrapo em volta sem apertar a bolha.

Se a bolha estourar sozinha?

Lave o local com sabão e água. Não aplique álcool, água oxigenada nem iodo!

Tente alisar um pouco a pele de cima, sem arrancá-la. Aplique pomada antibiótica em cima do local. Cubra com uma gaze com cuidado.

Se precisar estourar a bolha?

Em alguns casos a pessoa precisa estourar a bolha pois fica dolorida demais. Neste caso é importante esterelizar uma agulha para estourá-la para não causar infecção e piorar a situação.

Para esterelizar a agulha é só colocá-la no fogo, use uma luva de cozinha para segurar porque vai ficar quente! Esquente bem a ponta da agulha até ficar vemelha. Quem não quiser usar fogo pode colocar a agulha no álcool que também esteriliza.

Lave as mãos e fure a bolha com esta agulha esterelizada. O fluido irá sair sozinho. Não remova a pele de cima da bolha furada. A pele debaixo precisa desta pele para protegê-la.

Troque a atadura todos os dias ou sempre que ficar suja. Tente não usar sapatos ou bloquear o ar da bolha até que ela esteja curada.

Atenção! Se o líquido estiver amarelo ou branco pode ser que esteja infectado, pois o líquido é transparente. Neste caso vá imediatamente ao hospital. O médico deverá passar uma pomada de antibiótico.

Como evitar o aparecimento de bolhas nos pés?

Use sapatos confortáveis que não fiquem apertados no pé, pois quando estão apertados fazem fricção e causam a queimadura e o aparecimento da bolha. Quando o sapato for novo, use meias acolchoadas e coloque esparadrapo na parte detrás ou onde o pé estiver raspando, até o sapato ficar no formato do seu pé e não causar mais bolhas. Evite andar

Portanto estoure a bolha somente em último caso, evite colocar tênis enquanto ela está recente para não piorar. Ela precisa de ar para secar naturalmente e curar o local.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.