Como cuidar de desidratação em cachorro

Como cuidar de desidratação em cachorro? A desidratação em cães é uma das emergências mais comuns nas veterinárias, é quando o cachorro não consegue mais beber água pela boca. Se não for tratada pode causar sérios danos aos órgãos do animal e até a morte.

Como cuidar de desidratação em cachorro

Como cuidar de desidratação em cachorro
Como cuidar de desidratação em cachorro

Todos cachorros correm o risco de terem desidratação se não comerem ou beberem água suficiente. Se ele estiver com febre, alguma dor, enjoo, ele pode se recusar a beber água causando a desidratação. Ou se ele estiver com vômito e diarréia, pode perder mais líquido que o normal.

Em outros casos a quantidade de urina é maior que o normal, causada por falha no rim, diabete ou problemas em algum outro órgão. Mesmo que o animal beba água, pode não ser suficiente para compensar o que ele está perdendo de fluidos.

Como saber se ele está com desidratação?

Os principais sintomas da desidratação são olhos fundos, letargia, gengiva seca (a saliva fica grossa, pegajosa), perda de elasticidade da pele (puxe levemente a pele do cão, ela tem que voltar imediatamente para a posição original), fraqueza e colapso (em choque).

Qual cuidado imediato que se deve fazer?

Leve seu cão imediatamente ao veterinário, não fique adiando. O veterinário irá administrar a solução de Ringer com Lactato, que é um medicamento para reidratação que contém cloreto de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e lactato de sódio.

Também poderá ser administrada um suplemento eletrolítico, mas é preciso falar com o veterinário para saber a dosagem correta.

Como prevenir contra desidratação em cachorro?

No caso do cachorro com diarréia e vômitos, pode ser administrada uma solução eletrolítica até a doença passar. Mas em alguns casos apenas a solução intravenosa é capaz de reidratar seu animal. Por isso não se deve brincar com este problema.

Quanto tempo o cachorro pode ficar sem água?

Vai depender da raça, idade, tamanho do seu cão e se ele está com alguma doença. Mesmo quando o animal está saudável, quando não tem nenhum problema de saúde, ele não consegue ficar muito tempo sem beber água. Cães com problemas renais o risco é maior ainda!

A quantidade recomendada de água por dia, de maneira geral, é de 60 mL de água por cada quilo de peso corporal.

Portanto, notando que seu cão não está bebendo água não espere para ir ao veterinário, pois pode indicar algum outro problema grave de saúde, ou levar a problemas graves.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.