Como cuidar do meio ambiente

Como cuidar do meio ambiente? Sabemos que nossos ato influenciam e podem prejudicar o meio ambiente, trazendo consequências gravíssimas para o mundo todo. Nem sempre lembramos, mas dependemos do planeta para tudo, se continuarmos assim não vai sobrar muita coisa para podermos sobreviver. Se você também está preocupado, neste post trazemos algumas dicas do que fazer para começar a contribuir com sua preservação.

Como cuidar do meio ambiente

Use menos água

Sim, a água é um dos recursos preciosos da natureza, sem ela simplesmente não temos como existir. Podemos contribuir utilizando menos água, principalmente tomando banho, não apertando a descarga muitas vezes e lavando louça.

Reduza o uso de eletricidade e apague as luzes

Tente usar o menos possível de energia elétrica, em casa apague as luzes dos quartos que não estiver usando, desligue os aparelhos da tomada quando parar de usar. Tente ligar menos o ar condicionado ou o aquecedor. Se possível instale painel de energia solar para ajudar a reduzir ainda mais o consumo de energia.

Use máquina de lavar roupa ou louça apenas quando estiverem cheias

Se tem máquina de lavar roupa ou louça, utilize apenas quando elas ficarem cheias, assim você poderá lavar mais quantidade gastando menos energia e menos água. Tente usar as roupas mais vezes, se não estiverem fedendo você não precisa lavar após usar uma vez.

Como cuidar do meio ambiente
Como cuidar do meio ambiente

Use menos o carro ou moto

Se tem carro ou moto, tire alguns dias da semana para pegar carona ou transporte público ou vá de bicicleta. Verifique também o ar condicionado do carro para saber se não está ocorrendo vazamento, o gás HFC (hidrofluorcarbono) aumenta o aquecimento global, sendo pior que o dióxido de carbono liberado pelos carros.

Aprenda a cuidar de suculenta em casa.

Use menos papel

Se possível use menos papel, ao imprimir faça impressão dos dois lados da folha, tente usar cadernos até o final, não jogue fora se ainda está com folhas em branco. Caso não queira usar e ainda tenha muita folha, doe. Quando puder substitua o papel por tablet ou computador em sala de aula.

Recicle o lixo para cuidar do meio ambiente

Separe o lixo que pode ser reciclado como vidros, plásticos, alumínio, papel, não jogue no lixo comum. Assim eles poderão ser reaproveitados para fabricação de outros produtos, prevenindo o acúmulo no meio ambiente e poluição do ar causado pela queima destes produtos no lixo.

Use bolsas reutilizáveis

Compre bolsas reutilizáveis para fazer compras, evite levar para casa sacos plásticos de mercado. Os sacos plásticos estão causando a morte de várias espécies de animais por sufocamento, eles acabam comendo o plástico achando que é comida. Além disso estas sacas plásticas ficam milhares de anos no aterro sem se decompor.

Caso não tenha outra opção e precise pegar sacas plásticas, não jogue fora ao chegar em casa, guarde para serem reutilizadas. Reutilize o máximo de tempo que puder.

Reduza o consumo de carne e laticínios

Quem come carne ou adora beber leite sabe o quando é difícil parar de consumir estes produtos. Portanto tente reduzir o consumo. A carne vermelha é responsável por 10 a 40 vezes mais emissões de gases do efeito estufa do que vegetais e grãos. As vacas são responsáveis por 28% de todas emissões de metado relacionadas à atividade humana. Se alimentassem as pessoas com os grãos que são dados ao gado, daria para alimentar 800 milhões de pessoas.

Portanto existem várias coisas que podemos fazer para contribuir com a preservação do meio ambiente. Cada um fazendo um pouquinho, poderemos chegar mais longe.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.