Como cuidar de queimadura

Como cuidar de queimadura? Foi abrir a tampa da panela com água fervendo e o vapor queimou sua mão? Ou estava passando roupa e sem querer encostou o braço no ferro de passar? Queimadura é uma coisa muito desagradável, pois causa muita dor. Neste post vamos dar dicas de como tratar em casa para aliviar a dor e quando você deve ir ao hospital ou chamar SAMU e bombeiros.

Como cuidar de queimadura

A queimadura pode deixar a pele vermelha, causar bolhas, inchaço ou deixar a pele carbonizada dependendo da gravidade.

A dor da queimadura não está relacionada à sua gravidade, pois às vezes queimaduras gravíssimas não causam tanta dor.

O que fazer assim que ocorrer a queimadura?

Estes são os primeiros socorros que você deve fazer na pessoa ou em você:

  • tire a pessoa de perto do fogo para parar a queimadura;
  • coloque a pessoa ou o local queimado embaixo da √°gua corrente por 20 minutos (5 minutos se for queimadura superficial). N√£o coloque gelo nem manteiga nem cremes (!);
  • se necess√°rio tome um analg√©sico como paracetamol ou ibuprofeno ou advil para aliviar a dor;
  • remova roupa ou j√≥ia que esteja pr√≥xima √† queimadura, mas n√£o mexa se estiver preso na queimadura (casos graves);
  • coloque um cobertor na pessoa para ela se manter aquecida, n√£o coloque em cima do local queimado (casos graves);se o rosto ou olhos tiverem sido queimados, coloque a pessoa sentada com a cabe√ßa para cima, o mais alto poss√≠vel, n√£o deite a pessoa no ch√£o (casos graves).

Cuidar de queimaduras leves

Se a queimadura for pequena você poderá cuidar em casa mesmo. Nunca estoure a bolha formada, pois ela ajuda na recuperação. As bolhas aparecem em queimaduras de segundo grau e só podem ser manuseadas por profissional especilalizado.

Como cuidar de queimadura leve ou grave
Como cuidar de queimadura leve ou grave

N√£o passe nenhum produto caseiro como ovos, manteiga, nada disso! Pois pode causar infec√ß√£o por bact√©rias, fungos e v√≠rus. De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras voc√™ n√£o deve passar nem pomadas em cima da queimaduras de segundo grau (mesmo que superficiais), pois a pele fica muito sens√≠vel e as pomadas machucam ainda mais as c√©lulas cut√Ęneas podendo gerar infec√ß√£o.

Nas queimaduras superficiais, primeiro grau, o recomendado é lavar em água corrente por 5 minutos, três vezes ao dia, pode usar sabão neutro na área queimada. Não cubra, deixe secar. Na segunda semana pode passar óleo mineral a cada 12 horas. Na terceira semana use filtro solar 30 ou maior e hidratante durante a noite.

Cuidar de queimaduras graves

As queimaduras graves (segundo grau) não devem ser tratadas em casa. Principalmente queimaduras por produtos químicos ou por eletricidade, queimaduras profundas ou largas (maior que sua mão), queimaduras que causam pele branca ou carbonizada (não importa o tamanho), queimaduras no rosto ou genitais e inclusive se inalou fumaça ou vapores pois pode causar queimaduras faciais e problemas respiratórios.

Leve a pessoa ao hospital. Se n√£o tiver como ir, chame o SAMU no telefone 192 ou os bombeiros no telefone 193.

Caso a roupa tenha sido atingida pelo fogo, não tente removê-la se estiver grudada pois poderá arrancar a pele! Molhe o local e vá assim mesmo até o hospital ou aguarde o socorro.

Pode passar pomada na queimadura?

Como falado anteriormente, de acordo com recomenda√ß√Ķes da Sociedade Brasileira de Queimaduras voc√™ n√£o deve passar nem pomadas em cima da queimaduras de segundo grau (mesmo que superficiais), pois a pele fica muito sens√≠vel e as pomadas machucam ainda mais as c√©lulas cut√Ęneas podendo gerar infec√ß√£o.

A pomada sulfadiazina de prata é um bactericida indicado pelo médico para queimaduras de segundo e terceiro grau. Ela só deve ser aplicada uma vez por dia, não deve ser aplicada na região dos olhos e nem ingerida.

Quanto tempo demora para curar queimadura?

A cura espont√Ęnea da queimadura de primeiro grau costuma demorar de 3 a 6 dias.

Na de segundo grau ou terceiro grau vai depender da gravidade da lesão, se não for muito profunda pode levar até duas semanas, as mais profundas podem levar meses.

Portanto não use gelo nas queimaduras, não fure as bolhas, não passe nada! Nem pomadas ou produtos caseiros como clara de ovo, pó de café, pasta de dente, pois poderá causar infecção grave! Coloque apenas embaixo da água corrente por 5 minutos (leves) ou 20 minutos (graves) e depois deixe descansar. Se necessário tome analgésico para aliviar a dor.

1 coment√°rio em “Como cuidar de queimadura”

Deixe um coment√°rio

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.