Como cuidar de carrapatos em cachorros

Como cuidar de carrapatos em cachorros? Cães pegam carrapato muito fácil quando estão brincando ou andando na rua, no mato ou grama, pois os carrapatos ficam presos nas folhas e arbustos esperando para atacar (podem ficar um ano sem se alimentar), quando o cachorro passa por ele, eles se soltam e se prendem no cão. Se não forem removidos ou se removidos erradamente podem causar doenças graves.

Neste post falaremos sobre como acabar com a infestação de carrapatos e prevenir o cão de pegar novamente.

Como cuidar de carrapatos em cachorros

Os carrapatos normalmente se alojam ao redor da área da cabeça e do pescoço, separe os pelos para visualizar a pele do cachorro, eles gostam das dobras do cachorro e local com poucos pelos. Se você passar a mão ao fazer carinho provavelmente vai sentir o carrapato preso. O local mordido também pode ficar vermelho e irritado.

Como cuidar de carrapatos em cachorros
Como cuidar de carrapatos em cachorros

Nunca se deve puxar o carrapato da pele do cão pois provavelmente você irá deixar pedaços da boca do carrapato, podendo causar infecção e inflamação. Além disso pode não ser seguro você arrancar com as mãos pois até pessoas pegam doenças transmitidas por eles. Existem alguns removedores de carrapato de plástico, mas você pode usar uma tesoura para ajduar a remover, ou chave ou algum gancho, para não enfiar as unhas.

Para saber como remover sem machucar o cão e correr perigo, fale com seu veterinário, ele irá passar remédios adequados para fazerem os carrapatos morrerem e caírem. Alguns remédios recomendados para matar os carrapatos são:

  • NexGard
  • Frontline
  • Bravecto
  • Antipulgas e Carrapatos Ouro Fino Neopet
  • Fiprolex
  • Simparic
  • Leevre

Mas não administre remédio sem falar com veterinário pois tem que verificar a quantidade adequada, senão poderá intoxicar seu cão.

Como prevenir carrapato em cachorros?

A melhor maneira de prevenir é usando os produtos disponíveis para prevenção, não tem como controlar carrapatos naturalmente, pois eles estão sempre presentes no mato e jardim. Mesmo que sua casa esteja limpa, o animal sempre pode pegar na natureza. Caso tenha infestação, faça detetização na casa!

Existem coleiras anticarrapato que contém a substância que se espalha pelo organismo do cão. Outra opção são os sprays, medicamentos orais que além de matar também previnem contra o carrapato por algum tempo e xampus. O ideal é conversar com seu veterinário para saber qual ele recomenda para a raça, peso e idade do seu cãozinho.

Doenças transmitidas pelo carrapato

Estas são algumas doencas perigosas transmitidas pelo carrapato:

  • Doença de Lyme (também transmitida para humanos)
  • Erlichiose canina
  • Anaplasmose (também transmitida para humanos)
  • Febre maculosa (também transmitida para humanos)
  • Babesia (também transmitida para humanos)

Sintomas que o cachorro pode apresentar se pegar alguma doença grave

As doenças causadas por carrapato nos cães são difíceis de diagnosticar. Na Doença de Lyme, por exemplo, o cachorro pode parecer estar “pisando em cascas de ovos”, como se estivessem com dor no corpo todo e param de comer. Pode apresentar febre alta, mancar, perder apetite, letargia, vômitos, perda de peso. Alguns cachorros podem apresentar o sintoma da doença somente após um ano de terem sido infectados. P or isso o carrapato é perigoso.

Como você pode perceber, o carrapato não é perigoso apenas para seu cão, ele também traz riscos de vida para o dono do animal. Portanto deve-se sempre prevenir fazendo os tratamentos corretos para não deixar seu cão levar o carrapato para dentro de casa.

1 comentário em “Como cuidar de carrapatos em cachorros”

Os comentários estão encerrado.