Como cuidar de ínguas na axila

Como cuidar de ínguas na axila? As ínguas são uma resposta inflamatória de um ou mais lifonodos causadas por infecção ou inflamação na região. Isso acontece pois o gânglio linfático faz parte do sistema imune e pode aumentar de tamanho para produzir células de defesa e combater a infecção e doença. Por isso aparece um caroço do tamanho de feijão embaixo da pele, que pode ser dolorido ou não.

Veja abaixo o que pode causar ínguas, como tratar e se tem alguma maneira de amenizar a dor em casa.

Como cuidar de ínguas na axila

Normalmente o linfonodo volta ao tamanho normal sozinho com o desaparecimento da infecção ou com o tratamento da mesma. Se a íngua for causada por doenças mais graves como doenças autoimunes ou câncer, podem ocorrer outros sintomas mais graves e o inchaço permanece por mais tempo.

As ínguas podem aparecer nas axilas:

  • Quando ocorre irritação na pele causada por foliculite, furúnculo, depilação, pelo encravado, desodorantes e até cortes;
  • Quando ocorrem infecções causadas por pneumonia e bronquite;
  • Quando a pessoa tem doença autoimune como artrite, vasculite, lúpus e outras;
  • Se a pessoa tiver câncer de mama ou linfoma (neste caso os linfonodos continuam crescendo, ficam mais duros, permanecem por mais de um mês, não ficam vermelhos, não causam dor e causam febre)
Como cuidar de ínguas na axila
Como cuidar de ínguas na axila

Como tratar a íngua?

Na maioria dos casos o recomendado como tratamento caseiro é apenas repouso e água, pois ela irá reduzir sozinha em, no máximo, um mês.

Se a íngua não sumir após 30 dias, continuar crescendo e endurecer, então você precisará procurar um médico. Ele irá fazer biópsia do gânglio para descobrir se é câncer ou não.

Em alguns casos pode ser recomendado remédios anti-inflamatórios e analgésicos pelo médico para aliviar o desconforto, mas não tome remédio por conta própria pois você pode mascarar algum sintoma importante!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.