Como cuidar de jaqueta de couro

Como cuidar de jaqueta de couro? Explicaremos neste post a melhor maneira para limpar e conservar jaqueta de couro, o que fazer se o couro estiver ressecado, como hidratá-lo e como guardar para não mofar ou prevenir o mofo.

Como cuidar de jaqueta de couro

Toda jaqueta de couro vem com instruções na etiqueta, por isso a primeira coisa que você deve fazer é ler a etiqueta com calma. Alguns fabricantes dão instruções específicas de quanto em quanto tempo deve-se fazer impermeabilização e passar hidratante ou condicionador de couro.

Evite molhar a jaqueta

O couro não gosta de água, portanto o ideal é não usar a jaqueta em dias chuvosos. Se o couro molhar, assim que chegar em casa passe pano para secar e deixe a jaqueta pedurada para secar por completo. Não guarde com umidade.

Uma dica é passar algum protetor impermeabilizante em spray para jaquetas como, por exemplo, o impermeabilizante da Mr. Cat. Não é recomendado o uso de impermeabilizantes a base de graxa ou cera, pois podem estragar a cor da jaqueta com o tempo.

Mas sempre verifique se o fabricante indica algum específico para o tipo do couro que é sua jaqueta e de quanto em quanto tempo precisa passar. Normalmente o produto dura algumas semanas ou um mês.

Como cuidar de jaqueta de couro
Como cuidar de jaqueta de couro

Pendure a jaqueta corretamente

Nunca deixe jaqueta de couro dobrada pois isto estraga o couro, faz ele rachar e descascar. Pendure em cabide largo e acolchoado, de preferência em armário com ventilação.

Nunca deixe a jaqueta no calor

O calor estraga o couro pois faz ele ressecar e ficar quebradiço. Não coloque perto de aquecedor, fogão ou outros locais que aquecem.

Nunca deixe em local que bate sol pois o sol descolore a jaqueta.

Passe condicionador de couro

Use condicionador de couro para hidratá-lo pois com o tempo o couro perde a umidade naturalmente. Assim você estará prolongando sua vida útil.

Passe o condicionador e deixe secar antes de guardar no armário.

Lave somente com profissional, não lave em casa!

É muito importante não tentar lavar a jaqueta em casa, pois couro não é igual aos outros tecidos, você poderá causar danos irreparáveis. Se notar que está precisando de uma boa lavada, leve na lavanderia.

No caso de sujeiras leves faça uma mistura uma colher de chá de sabão neutro com 100 mL de água. Dissolva bem o sabão, pois sabão demais pode tirar a cor do couro (se estiver com receio passe apenas pano com água)! Umedeça um pano limpo na solução, sem molhar demais! Esprema o excesso de água!! Passe em cima do couro da jaqueta para remover a sujeira.

Se tiver passado solução passe pano umedecido com água para remover todo sabão! Sem molhar demais! Depois seque bem com pano seco, seque ela toda e deixe pendurada em local aberto para secar bem.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.