Como cuidar da garganta inflamada

Como cuidar da garganta inflamada? Se você chegou aqui provavelmente está com a garganta inflamada ou tem algum conhecido sofrendo com esta doença. A maioria das gargantas inflamadas são ocasionadas por vírus e causam dor, coceira, queimação e irritação ficando difícil para comer ou beber alguma coisa. Veja agora algumas dicas para aliviar os sintomas da garganta inflamada, remédios caseiros que vão ajudar a passar pelo problema. Pode tomar anti-inflamatório?

Como cuidar da garganta inflamada

Água salgada

Gargarejo com água salgada morna alivia a dor e remove secreções e mata bactérias que podem piorar o problema.

Misture meia colher de chá de sal com um copo de água morna. Coloque um pouco na boca e faça o gargarejo pelo máximo de tempo que conseguir e cuspa. Repita até acabar a água do copo.

Bicarbonato de sódio com sal

Quem quiser pode fazer o gargarejo misturando 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio com 1/8 de colher de chá de sal em um copo de água morna. Misture bem até dissolver. Coloque um pouco na boca e faça o gargarejo, cuspa e coloque mais na boca.

Boneco com garganta aberta, como cuidar da garganta inflamada
Como cuidar da garganta inflamada

Repita este processo a cada três horas.

Mel

Misturar o mel em um chá ou tomar uma colher de sopa de mel pode ajudar a aliviar a dor. Alguns estudos mostraram que o mel é um ótimo remédio caseiro para tosse e altamente eficaz na cura de feridas, podendo ajudar a curar a garganta inflamada.

Chá de camomila

Estudos mostraram que inalar vapor de camomila ou beber chá de camomila pode ajudar a aliviar os sintomas de febre e dor de garganta. Além disso ela estimula o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater a infecção.

Óleo essencial de hortelã pimenta

O óleo essencial de hortelã pimenta pode ser usado no alívio da dor devido ao mentol presente que possuem propriedades analgésicas.

Basta fazer gargarejo com duas gotas do óleo em um copo de água morna misturado com uma pitada de sal.

Feno-grego

O feno-grego, também conhecido como alforvas, é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatóras e digestivas. Por isso pode ser usado para diminuir inflamações e aliviar sintomas da dor de garganta. Pode ser tomado como chá, fazer gargarejo com o chá ou óleo essencial.

Mulheres grávidas não devem tomar feno-grego.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem vários usos antibacterianos e um deles é combater infecções. Por ser ácido ele ajuda a quebrar o muco na garganta e parar a propagação das bactérias.

Faça gargarejo com vinagre de maçã misturando em uma xícara, quatro colheres de sopa de vinagre com quatro colheres de sopa de água. Coloque um pouco na boca, faça o gargarejo pelo tempo que aguentar e cuspa. Repita até acabar. Repita a cada duas horas.

Alho

O alho também é um excelente antibacteriano natural, ele contém alicina um composto de enxofre com capacidade para combater infecções.

Tomar suplementos de alho pode ajudar a prevenir vírus de resfriado ou então comer alho fresco na comida. Algumas pessoas aconselham a mastigar alho, mas lembre-se de escovar os dentes pois pode prejudicá-los e deixar a pessoa com bafo.

Conclusão de como cuidar da garganta inflamada

Portanto para aliviar os sintomas da garganta inflamada você pode utilizar vários produtos naturais antes de começar a utilizar remédios. Tente não falar muito, beba bastante líquidos, se o tempo estiver seco use umidificador, não fume nem mexa com produtos de limpeza que contenha propriedades irritantes.

Se a garganta inflamada não melhorar com remédios naturais, você pode tentar algum anti-inflamatório como Ibuprofeno, AAS, Diclofenaco, Naproxeno e outros. Mas lembre-se de conversar com seu médico antes de começar o uso de qualquer remédio, pois pode ser perigoso para sua saúde.

3 comentários em “Como cuidar da garganta inflamada”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.