Como cuidar de funcho em casa

Como cuidar de funcho em casa? O funcho, Foeniculum vulgare, é uma planta herbácea anual que pode ser cultivada em vaso dentro de casa. Tanto suas sementes quando folhas podem ser usadas para temperar pratos. Veja abaixo como cultivar funcho para usar na alimentação, quantidade de iluminação, água e outros detalhes.

Lembrando que o funcho não é o mesmo da erva-doce, a erva-doce é Pimpinella anisum.

Como cuidar de funcho em casa

Dependendo de onde for plantada ela pode atingir de 40 a 60 cm de altura. Seu bulbo pode atingir de 7 a 10 centímetros, pode ser comido como um vegetal cru, inclusive seus talos.

Pode ser propagado facilmente por sementes, mas é possível propagar por divisão de rizomas/touceiras. Para plantar escolhar solo e vaso bem drenado, tem que ser um vaso fundo e solo moderadamente fértil como, por exemplo, substrato com perlita, vermiculita e coco.

Ele vai precisar de um espaço de 20 cm de uma planta para outra.

Como cuidar de funcho em casa
Como cuidar de funcho em casa?

Dentro de doze dias a semente já irá germinar, e depois de uns 70 a 80 dias você já terá a planta para ser colhida.

Quantidade de luz e rega para cuidar do funcho?

O funcho vai precisar de luz direta do sol para desenvolver, por isso cresce melhor na área externa da casa. Se dentro da sua casa não pega muito sol, então precisaria de uma luz artificial para ajudar no crescimento.

Ela também precisa ser regada regularmente sem encharcar para não apodrecer o bulbo. Deixe o solo ficar quase sexo antes de molhar, coloque o dedo para sentir, quando estiver regue por completo.

Outras curiosidades sobre o funcho

O funcho atrai joaninhas, abelhas, borboletas e pássaros.

Não deve ser colocada próxima à outras plantas, pois atrapalha o crescimento delas.

O funcho é tóxico para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, funcho não tem princípios tóxicos para estes animais.