Como cuidar da dipladênia

Como cuidar da dipladênia? A Dipladenia, também conhecida como Mandevilla, é uma trepadeira/arbusto de folha perene originária do Brasil. Está pensando em cultivar esta planta em casa? Veja abaixo a quantidade de água, sol e tipo de solo que a dipladenia gosta.

Como cuidar da dipladênia

A dipladenia pode ser propagada tanto por semente quanto por estaquia e pode ser plantada qualquer época do ano. Suas flores aparecem na primavera e verão, pode ser cor de rosa, laranja, branca, amarela.

Se escolher estaquia corte estaca de 15 cm e remova as folhas da parte inferior do caule.

Ao plantar dê uma distância de, pelo menos, 60 cm entre uma e outra, pois podem atingir 5m de altura e 50 cm de largura. Escolha um vaso não grande demais, senão ela vai perder energia produzindo raiz ao invés da planta crescer, pois sua raiz costuma ir até o fundo. Dê preferência para vasos largos mas não muito fundos.

Como cuidar da dipladênia Madevilla
Como cuidar da dipladênia Madevilla

Ela gosta de solo ácido e úmido, tem que ficar em vaso e solo bem drenado para não apodrecer a raiz. O tipo de solo pode conter bastante material orgânico misturado, pode ser combinação de turfa, com areia e folhas.

Se cultivar em vaso ou do lado externo, é importante que ela fique com bastante sol ou em meia-sombra, preferindo pelo menos seis horas de sol por dia. Cresce bem em local quente (de 18 a 23°C) e úmido.

A única coisa ruim de plantar em vaso é justamente mudar ela de local conforme o sol bate na casa, pode não ser uma tarefa simples. Se onde você mora for muito quente, deixe ela em meia-sombra para não queimar as folhas.

Quantidade de água e poda para Mandevilla

A dipladenia tolera a secura e continuam dando flores mesmo sem muita água. Mas elas preferem o solo úmido e não molhado. Para saber quando regar enfie o dedo na terra, se estiver seco é hora de molhar. Regue lentamente para o solo absorver a umidade, aproveite para borrifar um pouco de água nas folhas.

A poda deve ser feita no inverno removendo galhos e folhas mortas.

A dipladênia é tóxica para cães e gatos?

A Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais não especifica a toxicidade desta planta. Mas atenção, outras plantas da mesma família como rosa-do-deserto e mata-cão são tóxicas tanto para cachorros quanto para gatos, portanto não custa ter um pouco de cuidado para não deixar seu animal comer.