Como cuidar de boné, conservar

Como cuidar de boné corretamente? O que se deve fazer para conservar o boné, ele deve ficar pendurado? Como proteger para não estragar com mofo e como limpar por causa da umidade da cabeça? A seguir explicaremos melhor sobre a conservação de bonés, o que você deve ou não fazer.

Como cuidar de boné

Os bonés nunca devem ser guardados empilhados um sobre o outro, pois estragam o boné que ficou por baixo. Uma dica é pendurar em suportes com ganchos tipo os feitos para bolsas ou para toalhas. Eles precisam ser longos suficientes (uns 5 cm) para pendurar o boné e ele não cair. Escolha um suporte que tenha espaço suficiente entre um gancho e outro, para os bonés não ficarem se batendo.

Outra opção é comprar os ganchos soltos que você pode colar na parede, dando o espaço e fazendo o desenho que você quiser com eles na parede do quarto.

Existem vários tipos de suporte com gancho diferentes que você pode testar. Se você tiver gavetas vazias no armário, uma opção é arrumá-los na gaveta colocando um ao lado do outro, nunca um em cima do outro.

Como cuidar de boné, conservar
Como cuidar de boné, conservar?

Se o boné foi comprado com caixa, sempre guarde a caixa para guardá-lo quando não quiser utilizar. Mas tenha certeza que está completamente seco antes de guardar, para não correr o risco de aparecer mofo.

Como fazer a limpeza do boné?

É muito importante sempre verificar a etiqueta do boné antes de fazer qualquer limpeza nele. Também deve-se limpar regularmente para evitar o acúmulo de suor e sujeira.

A melhor maneira de limpar é fazendo a lavagem manual mesmo. Se no seu boné não tiver etiqueta, estas são algumas coisas que você não deve fazer para não estragar o formato do boné:

  • Nunca coloque o boné na máquina de lavar roupa nem na secadora, a agitação irá estragar a aba. As secadoras poderão estragar o formato do boné;
  • Não use produtos com alvejante ou água sanitária, podem manchar o tecido;
  • Não coloque na máquina de lavar louças, o sabão utilizado contém alvejante e a água da máquina é muito quente.

Para fazer a lavagem coloque em uma vasilha água morna para fria misturada com detergente neutro para roupa ou louça. Se ele tiver partes bordadas, tente cobrí-la com plástico filme para evitar molhar.

Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe na parte externa do boné delicadamente. Se tiver manchas muito fortes na parte interna ou na borda, passe o detergente ou sabão líquido direto em cima da mancha e esfregue delicadamente com o pano limpo.

Depois encha um balde com água e submerja o boné para tirar o sabão ou coloque embaixo do tanque com água não muito forte até remover todo sabão. É importante não deixar sabão pois poderá estragar o tecido.

Segue com uma toalha delicadamente e deixe o boné em cima de uma superfície, um pouco virado para a água escorrer, mas não pendure-o ainda, pois poderá deformar. Nunca deixe secar no sol, nem coloque na secadora e não passe secador de cabelo.

Dica rápida

Quando quiser apenas remover algum cheiro desagradável sem precisar lavar, jogue um pouco de bicarbonato de sódio dentro, espalhe balançando, deixe alguns minutos e depois sacuda para sair o bicarbonato.