Como lavar a louça à mão

Como lavar louça à mão corretamente? Existe algum maneira certa de fazer a lavagem de louça manualmente, para quem não tem máquina lava-louça? A seguir daremos algumas dicas de etapas que você pode ter sempre em mente quando for lavar copos, pratos e outras louças. Ao se acostumar com elas, o processo ficará muito mais simples e eficiente.

Como lavar louça à mão

O que você vai precisar:

Remova a sujeira

A primeira coisa que você precisa fazer é remover o excesso de sujeira, raspe as sobras usando espátula de silicone ou toalha de papel ou guardanapo de papel.

Se tiver comida muito presa, é importante deixar o prato ou a panela de molho antes de lavar, coloque água quente dentro para amolecer o que estiver preso. Ao jogar a água espere uns 15 minutos para amolecer, depois siga com a segunda etapa.

Encher a pia ou não

Uma dica para economizar água na lavagem é encher a pia com água quente e adicionar detergente dentro, depois misture tudo até dissolver. Quem não quiser pode usar apenas a esponja com detergente embaixo da bica, ensaboe o máximo possível de uma vez, depois passe para o enxágue.

Se resolver encher a pia, coloque uma parte da louça dentro, deixe alguns minutos e esfregue com a esponja. No final enxágue. Depois repita para outra parte da louça, tomando cuidado para não encher demais, pois pode ficar pesado e a pia cair.

Como lavar louça à mão
Como lavar louça à mão corretamente?

É importante trocar a água da pia quando reparar que ela está fria demais ou gordurosa.

Lavagem

Caso você tenha enchido a pia com água e detergente, a dica é começar a lavagem pelos copos, talheres e outros itens que costumam ficar menos sujos. Depois passe para as tigelas e no final os pratos. Assim você dá tempo dos pratos ficarem mais tempo de molho e a comida soltar facilmente.

Enquanto esfrega mantenha a louça embaixo da água, assim a sujeira vai sair rapidinho. Retire debaixo da água para ver se removeu tudo. Não coloque as facas embaixo da água pois você poderá se cortar, lave-as primeiro e já coloque no secador de talher, para evitar acidentes.

Para quem não encheu a pia, uma dica é colocar um pouquinho de água dentro das panelas e esfregar a esponja com detergente dentro da panela com este pouquinho de água. A água extra ajuda a remover a sujeira, principalmente se estiver morna.

Enxágue

Após ensaboar a louça enxágue bem embaixo da bica. Para quem tiver uma segunda pia, encha a segunda pia com água quente e vá mergulhando a louça ensaboada e já limpa dentro dela para remover os resídeuos e espuma de sabão.

Quem não tiver segunda pia pode colocar a louça ensaboada no escorredor e depois jogar água quente em cima de tudo.

Secagem ao lavar louça à mão

É importante secar a louça quando terminar a lavagem, assim evita que elas possam se contaminar com bactérias. Use pano de prato limpo para secagem, troque o pano se ficar muito úmido.

Papel toalha também é muito bom para secagem de panelas e frigideiras, pois se você tiver deixado um pouquinho de gordura e não percebeu, o papel toalha irá absorver essa gordura terminando a limpeza.

Quando terminar lave e enxágue a pia, o escorredor e a bancada. Se tiver algum desinfetante ou desengordurante pode passar na bancada para ajudar a desinfecção. As esponjas devem ser deixadas penduradas em escorredor próprio para que fiquem bem secas, aproveite para jogar água quente nela (troque a esponja a cada semana). Panos de pratos devem ser lavados quando ficarem úmidos demais, senão vão dar mau cheiro na cozinha.

2 comentários em “Como lavar a louça à mão”

Os comentários estão encerrado.