Como cuidar de taças de vidro e cristal para vinhos

Como cuidar de taças de vidro e cristal para vinhos? Quem tem taças especiais para vinhos sabe que se não forem lavadas corretamente ficam com manchas feias e ainda podem passar sabor desagradável para a bebida. A seguir daremos algumas dicas para deixar suas taças de vidro e de cristal brilhando e não passarem gosto ruim para seus vinhos.

Como cuidar de taças de vidro e cristal

Quem tem máquina de lavar louça, essa é a melhor maneira de lavar taças de vidro, sempre usando ciclo delicado que é próprio para utensílios frágeis, este ciclo costuma deixar temperatura da água em 40°C para não causar algum dano. Coloque as taças dando espaço entre eles para não encostarem ou baterem, correndo risco de quebrarem.

Quem não tiver máquina de lavar ou queira uma limpeza com melhores resultados a longo prazo, o ideal é mesmo lavar à mão. Siga as dicas a seguir:

  • Deixe a pia limpa sem gorduras antes de lavar as taças/copos, para não passar para eles, evite lavar junto de panelas, pratos e talheres;
  • Antes de lavar coloque uma toalha dentro da pia, para proteger caso você deixe a taça cair, a queda será amortecida pela toalha;
  • Encha a pia de água quente, 60°C e vá lavando uma taça de cada vez;
  • Coloque gotinhas de detergente na parte macia da esponja e passe nos locais que estiverem mais sujos, assim você evita que o sabor passe para a bebida;
  • Na parte de dentro da taça use escova para taças com cerdas macias para não arranhar;
  • Quando terminar enxágue bem para não ficar sabão;
  • Coloque de cabeça para baixo em cima de um pano para secar, quem quiser pode usar pano microfibra para secar mais rápido, pois eles não soltam fiapos.
Como cuidar de copos de vidro e cristal para vinhos
Como cuidar de taças de vidro e cristal para vinhos

Nunca deixe o vinho na taça de um dia para o outro, pois o vinho tinto mancha e vai ser pior para lavar depois. Sempre coloque um pouco de água dentro delas no final da festa, ou enxágue bem apenas para não deixar o vinho dentro, lave no dia seguinte.

Dicas extra

Preste atenção na recomendação do fabricante das suas taças, algumas delas precisam de cuidados especiais. Normalmente taças de cristal têm que ser lavadas manualmente, nunca coloque na máquina, a não ser que o fabricante recomende.

Se a taça de cristal apresentar um filme branco ou cinza por dentro, basta colocar dentro de uma bacia com vinagre e água por duas horas. Nunca guarde taça de cristal próximo de café e temperos, pois o cristal é poroso e absorve odores.

Lembre-se sempre de usar a água morna ou quente para lavagem e enxágue, mas cuidado ao colocar de cabeça para baixo para secar! Coloque em cima de um pano, pois pode ocorrer choque térmico e quebrar a taça.