Como cuidar do umbigo do bebê? Os bebês nascem com o cordão umbilical que os ligam à placenta, é este cordão que leva oxigênio e nutrientes para o bebê e ainda remove os produtos para serem eliminados do bebê. Assim que nascem o cordão é cortado pois eles podem fazer todo o processo sozinhos. Mas sempre ficam alguns centímetros do cordão umbilical que é chamado de coto umbilical, que irá secar e cair sozinho.
Neste post explicaremos como você deve tratar do umbigo do recém-nascido e do bebê, se existem remédios caseiros e cuidados que se deve ter.
Como cuidar do umbigo do bebê
No caso do recém-nascido, o coto umbilical deve ser mantido sempre limpo e seco até que caia sozinho, por isso não se deve lavar toda hora! O importante é tentar não deixá-lo sujo, assim ele permanecerá seco e cairá naturalmente mais rápido.
Algumas dicas sobre o umbigo do recém-nascido:
- Se molhar seque com uma fralda limpa ou cotonete seco, não faça força nem esfregue;
- Passe cotonete com um pouquinho de álcool 70% cada vez que trocar a fralda ou se molhar;
- Sempre que possível deixe o umbigo respirar, coloque a fralda abaixo do coto para não contaminar com xixi e fezes, se necessário dobre;
- Use roupas de algodão que permitam o local respirar, não coloque roupas apertadas e outros tipos de tecidos.
- Quando der banho pode lavar, mas no final seque bem e passe cotonete com álcool 70%.
O coto umbilical vai cair dentro de uma à três semanas, depois que cair o umbigo ficará parecido com umbigo. Depois que cair pode dar banho normalmente no bebê, sem esfregar o local, principalmente se estiver parecendo que está aberto.
Se notar pus, sangue, inchaço ou descoloração, fale imediatamente com o médico. Nunca coloque a mão no coto umbilical e no umbigo do recém-nascido pois pode causar infecção!
Depois que tiver curado o local você pode dar banho normalmente no bebê sem precisar de limpeza extra no umbigo. A única coisa que precisa, de vez em quando, é passar um cotonete para secar a água que possa ficar no local, mas não precisa passar sempre.
Evite uso de produtos caseiros, somente se o médico recomendar.