Como cuidar de diarréia de cachorro

Como cuidar de diarréia de cachorro? A diarréia é um problema muito comum nos cães, principalmente porque eles colocam na boca tudo que encontram pela frente. Mas algumas vezes a diarréia pode ser causada por problemas mas graves, por isso é importante verificar se a diarréia for grave ou se ela ocorrer frequentemente.

Como cuidar de diarréia de cachorro

A principal maneira de verificar se o cãozinho está com diarréia é olhando suas fezes. Mas normalmente elas são acompanhadas por perda de apetite, vômitos, perda de peso, dor abdominal e incapacidade de reagir.

Como cuidar de diarréia de cachorro
Como cuidar de diarréia de cachorro

Nos cães saudáveis que têm diarréia repentina, pode ter sido causada por comer algo errado, ou se houve mudança na ração/alimentação, também pode ser viral, ou causada por bactérias ou parasitas. Nos casos de diarréia crônica pode ser alergia ou intolerância a algum alimento, estresse, algumas parasitas como Giardia, doenças do pâncreas, doenças de inflamação na bexiga, síndrome da bexiga irritável, alguns tipos de câncer e outras.

Cuidando do cão

Se o cachorro for muito novinho ou muito idoso ou se já tiver alguma doença preexistente, entre em contato imediatamente com o veterinário, ele indicará o melhor tratamento. Pois mesmo a diarréia moderada nestas condições pode deixá-los bastante desabilitados.

Se a diarréia estiver muito aquosa, com sangue, muito frequente, se estiver escura ou se seu cachorro também estiver vomitando sem parar, fale com veterinário pois pode ser doença grave.

Em cachorros adultos saudáveis você pode tentar alguns tratamentos caseiros antes de levar o cão ao médico. Normalmente a diarréia melhora em um ou dois dias.

  • Dê bastante água para não desidratar, se necessário dê na boca dele ou dê caldo de galinha ou de carne ou Pedialyte misturado na água;
  • Dê uma refeição pequena de frango no vapor sem pele e ossos com um pouquinho de arroz (pode dar este alimento até melhorar);
  • Se a diarréia não melhorar dentro de 24 horas ou se ele piorar, fale com veterinário.

Cachorro com diarréia e que vomitou

Se o cão vomitou uma ou duas vezes remova a comida por 12 horas. Para não deixá-lo desidratar dê muita água, se necessário faça caldo de galinha ou carne sem temperos ou Pedialyte misturado na água.

Se ele não vomitou nas últimas seis horas, dê um pouco de frango cozido no vapor com arroz branco sem tempero. Aguarde duas horas, se ele não vomitar, dê um pouco mais de frango e arroz.

Durante o dia vá aumentando aos poucos a quantidade de comida. Verifique se as fezes estão ficando duras e voltando ao normal. Se passar mais de 24 horas e a diarréia não melhorar ou se a condição do cachorro piorar muito, leve-o ao veterinário.

Tem como prevenir diarréia nos cachorros?

Normalmente não tem como controlar este problema, mas algumas dicas podem ajudar a reduzir a chance de ocorrer:

  • Dê uma alimentação saudável e balanceada
  • Deixe o cachorro se exercitar regularmente
  • Mantenha-o vacinado
  • Tenha certeza que ele não está com vermes
  • Não deixe comida estragada nem lixeira aberta
  • Não dê porcarias e sobras para cachorro
  • Não deixe o cão comer fezes ou beber água de poças quando estiver caminhando
  • Minimize o estresse em seu ambiente

Portanto se o cachorro for muito novinho ou muito idoso não tente tratamentos caseiros! Leve-o imediatamente ao veterinário.

3 comentários em “Como cuidar de diarréia de cachorro”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.