Como cuidar de infecção urinária, remédio

Como cuidar de infecção urinária? Existem remédios caseiros para infecção urinária? Tem alguma maneira de amenizar os sintomas da infeção de urina? Qual o tratamento ideal para este tipo de infecção? Responderemos estas perguntas abaixo.

Como cuidar de infecção urinária

Infecção do Trato Urinário (ITU) ocorre nos rins, uréter, uretra, bexiga, sendo que o mais comum ocorre na parte inferior do trato, onde ficam bexiga e uretra. Estas infecções podem causar dor, desejo frequente de urinar, dor abdominal inferior e sangue na urina.

Como cuidar de infecção urinária
Como cuidar de infecção urinária

Nos casos mais graves é preciso tomar antibióticos, mas o ideal é tentar alguns remédios caseiros para evitar o uso de antibióticos, uma vez que as bactérias estão ficando resistentes a eles.

Alguns tratamentos caseiros que você pode tentar estão especificados abaixo.

Beba bastante líquido

Este é o principal remédio para infecção urinária, mesmo que ao fazer xixi você esteja sentindo dor, é muito importante beber muito líquido. O líquido vai expulsar a bactéria do seu corpo. Dê preferência para água e cranberry.

Alguns estudos mostraram que cranberries possuem uma substância que evita a aderência de bactérias à parede do trato urinário.

Beba um copo de água para cada refeição ou petiscos que beliscar, para garantir a eliminação da bactéria que propaga a infecção.

Faça xixi mais vezes

Tente urinar com mais frequência e assim que surgir a vontade para garantir que as bactérias não se propaguem na urina que fica na bexiga.

Se tiver relações sexuais, faça urina logo em seguida para expulsar as bactérias qeu podem ter entrado na uretra. Ao prender a urina por muito tempo você estará permitindo que a bactéria se multiplique no trato urinário.

Tome probióticos

Os probióticos promovem uma digestão imunidade saudáveis, podem ser usado tanto no tratamento quanto na prevenção da doença. Eles ajudam a restaurar a flora bacteriana vaginal saudável, lactobacillus sp, e reduzem a recorrência de ITU.

Mantenha-se limpa e seca

Para as mulheres é muito importante se limpar ao evacuar fazendo movimentos da frente para trás, para evitar que as bactérias entrem na uretra. Não use roupas apertadas demais, pois é preciso que o ar mantenha a uretra seca, e sempre use calcinha. A umidade pode fazer com que as bactérias cresçam.

Aumente o consumo de vitamina C

Alguns estudos mostraram que o aumento de consumo de vitamina C pode proteger contra infecção urinária. Ela aumenta a acidez da urina matando as bactérias responsáveis pela infecção.

Resumindo

A infecção urinária é um problema comum principalmente para as mulheres e pode ser bastante irritante.

Mas se a pessoa se manter hidratada, tiver hábitos saudáveis e tiver uma alimentação com ingredientes que combatem a ITU, pode diminuir drasticamente o risco de ter uma infecção.

2 comentários em “Como cuidar de infecção urinária, remédio”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.