Como cuidar de avenca dentro de casa

Como cuidar de avenca dentro de casa? A Adiantum capillus-veneris, mais conhecida como avenca, é uma espécie de samambaia ótima para ser cultivada em vaso e deixar o ambiente agradável. A seguir explicaremos sobre o cultivo da avenca, tipo de solo, quantidade de água e luz do sol, e ainda se ela é perigosa para cães e gatos.

Como cuidar de avenca

A avenca é uma planta perene, possui ciclo de vida longo, podendo chegar a mais de dois anos e suas folhas não caem. Podem atingir 20 a 35cm de altura, mas algumas espécies atingem 110 cm, e suas folhas têm 2 a 3cm de largura.

A avenca deve ser colocada em vaso médio ou pequeno com solo úmido e bem drenado (com furo no fundo), pois se ficar encharcada apodrece. Ela gosta de solo rico, fértil, substrato de boa qualidade com partes iguais de turfa e composto costuma ser suficiente para esta planta.

Ela gosta de ambiente úmidos e ventilados, mas não pode ficar na luz direta do sol pois suas folhas escurecem, tem que ser colocada em meia-sombra. Para crescer uniformemente é importante que ela pegue a mesma quantidade de sol por todos os lados. Dentro de casa o local ideal é a janela, lembre-se de girar a planta de vez em quando.

Como cuidar de avenca dentro de casa
Como cuidar de avenca dentro de casa

A temperatura ideal para seu cultivo é entre 18 e 25°C.

Normalmente não é preciso podar a avenca, ela mesma se livra das folhas velhas para abrir espaço para as novas. Remova com cuidado as folhas secas que aparecem na base da planta. Caso note alguma doença nas folhas, você pode cortar a haste usando uma tesourinha, para não espalhar.

De quanto em quanto tempo regar?

Ela gosta de umidade mas não gosta de ficar encharcada e nem tolera muito tempo sem água. Se onde você mora for muito úmido não vai precisar regar tanto. Verifique sempre com o dedo, notando que o solo ficou seco, pode regar.

A raiz não pode ficar encharcada senão apodrece. Não jogue água nas folhas quando estiver sol direto pois causa queimadura. Se ela não estiver com umidade suficiente também pode deixar as folhas marrons ou elas começarem a enrolar.

Se esquecer de molhar e ela secar, tente regar e esperar para ver se ela volta, não jogue-a fora achando que morreu. Em algum tempo ela irá produzir mais folhas.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais essa samambaia e outros tipos não são tóxicas para cachorros e gatos, não possuem princípios tóxicos. Mas lembre-se que mesmo assim deve-se evitar que o animal coma para não causar vômitos ou que ele fique engasgado.