Como cuidar de antúrio em vaso

Como cuidar de antúrio em vaso? O antúrio ou Anthurium andraeanum (em inglês Flamingo flower – Flor de Flamingo) é uma planta muito usada para decoração de interiores de casas, nativa da América do Sul. Possui folhas verde-escuras e brilhantes em forma de flechas e flores em formato de paleta de pintores que podem ser brancas, rosas ou vermelhas. A seguir explicaremos sobre o cultivo do antúrio em vaso, tipo de solo, quantidade de luz e água.

Também explicaremos se é uma planta tóxica para cachorros e gatos, caso você tenha um em casa.

Como cuidar de antúrio em vaso

O antúrio pode atingir 60 cm de altura e espalhar por 40 cm de largura. Sobrevivem por anos e anos e dão flores regularmente nesses anos, com uma redução no inverno (ou quanto está com pouca luz). Além disso podem ser propagadas por divisão, sobrevivendo indefinidamente.

Deve ser colocada em vaso com furos e solo leve bem drenado, para ficar sempre úmida e não encharcada. Quem quiser pode usar substrato de orquídea ou substrato de turfa com areia e composto.

Ela gosta de luz mas não da luz direta do sol, o ideal é deixar em local de meia-sombra, uma janela da casa que tenha bastante luz mas que não bate sol. Gosta de temperaturas entre 15 e 30°C.

Como cuidar de antúrio em vaso
Como cuidar de antúrio em vaso? Quantidade de luz e rega

O antúrio desenvolve flores regularmente que duram por mais de três meses, se isso não acontecer pode ser necessário mudar de local e tipo de solo. Se ela não produzir nenhuma flor, é porque está em local muito escuro, mude-o de lugar na casa.

Também precisará ser replantada a cada ano ou dois anos, podendo transplantar para vaso do mesmo tamanho, pois é apenas para modificar o substrato calcificado. Mude completamente o substrato, não reaproveite. A calcificação pode machucar a raiz da planta.

De quanto em quanto tempo precisa regar?

Normalmente precisar ser molhada uma na semana (no máximo duas), mas no inverno a rega deve ser um pouco reduzida. Ela não tolera a seca, podendo morrer se não for molhada. Mas também não pode ficar encharcada! Portanto verifique com o dedo, notando que o solo secou pode regar bem, depois espere até secar novamente.

Pode ser necessário o uso de fertilizante (pouca quantidade) durante a primavera e outono, para fazer as flores aparecerem, fertilizante de orquídeas de baixa concentração é uma boa opção.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar do antúrio

Se as folhas ficarem amarelas o mais provável é que esteja molhando demais (regue menos) ou pegando muita luz solar (aumenta a sombra). Isso estressa a planta e causa o amarelamento. Verifique de acordo com a sua planta, se água ou luz também pode ser culpa do solo de qualidade ruim, muito fertilizante ou pouca umidade.

O antúrio é tóxico para cães e gatos?

Sim, de acordo com a ASPCA, as espécies de Anthurium possuem o princípio tóxico oxalato de cálcio insolúveis que podem causar irritação oral, dor e inchaço na boca, língua e lábios, baba excessiva, vômito e dificuldade para engolir. Portanto deixe longe do seu animal.