Como cuidar de cachorro que fica enjoado no carro

Como cuidar de cachorro que fica enjoado no carro? Alguns cães amam viajar de carro, outros passam ficam tão enjoados por causa do movimento, que é uma tormenta. Mas como saber quando o cão está passando mal, quais os sintomas? O que causa esse problema? Tem alguma coisa que pode fazer para amenizar o problema e ele conseguir viajar com a família? A seguir falaremos sobre essas questões.

Sintomas do enjoo

O principal sintoma do enjoo é o vômito, todos os cachorros acabam vomitando dentro do carro.

Mas existem outros sintomas que muitas pessoas não notam como, por exemplo, o cachorro lambe os lábios sem parar, ficam babando muito, apresentam ansiedade e ficam com comportamento esquisito, fora do normal.

O que causa a náusea no cão?

Esse problema de enjoo é mais comum nos cães filhotes e pode estar relacionado à imaturidade do aparelho do ouvido interno que regula o equilíbrio. A maioria dos cães superam o problema, mas outros podem continuar com os enjoos por toda vida.

Em alguns cachorros adultos o problema pode ser uma resposta condicionada, ele aprende a associar a viagem ao enjoo.

Como cuidar de cachorro que fica enjoado no carro e amenizar o problema

O enjoo não causa problemas sérios ao cão, mas é uma situação muito ruim para o animal e para seu dono. Algumas dicas do que você pode fazer para tentar aliviar o problema do animal:

Como cuidar de cachorro que fica enjoado no carro
Como cuidar de cachorro que fica enjoado no carro
  • Deixe o cão ficar dentro do carro com o motor desligado, sente junto com ele e fique calmo, faça carinhos e faça estímulos positivos, para alegrá-lo. Depois passe a ligar o motor mas com o carro estacionado, repita o processo, depois passe para viagens curtas e vá aumentando a distância aos poucos, até seu cão se acostumar e não ficar desconfortável.
  • Faça viagens quando o cão estiver com estômago vazio por quatro a seis horas, poderá ser necessário pular uma refeição.
  • Coloque cinto de segurança ou uma caixa especial para o cão ficar seguro dentro do carro, se ele se mexer menos ficará menos enjoado, se colocar na caixa cubra os lado para o cão olhar somente para frente, normalmente olhar para frente causa menos enjoo.
  • Teste uma viagem em outro carro, dependendo do tipo de carro pode ser que o cão não fique enjoado.
  • Deixe o dentro do carro ficar bem fresco com janelas abertas ou use ar condicionado.

Caso nada disso melhore, converse com seu veterinário para ver se ele recomenda alguma terapia especial ou algum medicamento para enjoo como, por exemplo, o Cerenia. Medicamentos usados em humanos não são recomendados!