Como cuidar de samambaia-prata

Como cuidar de samambaia-prata dentro de casa? A Pteris cretica, mais conhecida como samambaia-prata, é uma planta perene nativa da Europa, Ásia e África. Neste post explicaremos como cultivar a samambaia-prata em vaso, tipo de solo, quantidade de luz e água necessárias. Também falaremos sobre sua toxicidade para cachorros e gatos.

Aprenda a cuidar de samambaia-prata

A samambaia-prata produz tufos de conjunto de folhas a partir dos rizomas subterrâneos curtos. Conforme esses conjuntos de folhas vão crescendo, tendem a arquear a ponta. Suas folhas podem atingir 30 cm de comprimento e 20 cm de largura, sendo que a variedade mais comum possui folhas verdes com a parte central clara, prateada.

Elas gostam de temperaturas entre 18 e 24°C, e não suporta de temperaturas muito frias. Gosta de bastante luminosidade mas nunca luz direta do sol que pode queimar as folhas ou deixá-las pálidas.

Plante em vaso com substrato a base de turfa, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Como cuidar de samambaia-prata, Pteris cretica

A poda pode ser realizada para encorajar o crescimento, corte com uma faca afiada conjuntos de folhas que estejam morrendo, murchando ou secas. Sempre cortando o mais próximo possível do fundo do caule.

É muito fácil de propagar por divisão, basta dividir uma parte do rizoma com uma faca afiada, tirando uma parte do rizoma com duas frondes (conjunto de folhas e ramos).

O replantio pode ser necessário a cada dois anos, quando você reparar que ela está grande demais para o vaso. Caso não queira aumentar o vaso, divida a planta e plante em vasos separados.

Quantidade de água na rega da samambaia-prata

A rega deve ser feita regularmente para manter o solo úmido. Para saber quando regar sinta com o dedo, se a parte superior (uns 5 a 6 cm) estiver seca, pode regar. Ela aguenta um tempinho de seca de vez em quando, mas precisa de um umidade do ar elevada.

A falta de água ou ar seco podem fazer os conjuntos de folhas morrerem, ficarem amarelas ou com as pontas castanhas. Se notar que o ar está muito seco, você pode usar borrifador para borrifar as folhas.

O uso de fertilizante diluído é recomendado uma vez por mês para encorajar o crescimento.

Pteris cretica é tóxica para cães e gatos?

Não há relatos da planta ser tóxica para cachorros e gatos, mas evite que seu companheiro coma para não correr o risco de ficar engasgado.