Como cuidar de kentia, Howea forsteriana

Como cuidar de kentia em vaso dentro de casa? A Howea forsteriana, conhecida como kentia ou palmeira kentia no Brasil, é uma planta perene nativa da Austrália e Oceania. É uma planta fácil de cuidar em local fechado. Ela faz parte das palmeiras tipo pena, com frondes largas em forma de pena, que não arqueiam muito e podem atingir 30 cm de comprimeito. Neste post falaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da palmeira kentia.

Dicas para cuidar de kentia, Howea forsteriana

A Howea forsteriana não costuma precisar de muitos cuidados, e até aguentam um pouco serem negligenciadas, mas isso não é recomendado para a planta não perder sua beleza. Pode atingir até 10 metro de altura, mas dentro de casa costuma ficar por volta de 3,6 m de altura. Produz flores brancas que aparecem em espigões, e frutos, mas os frutos demoram 15 anos para aparecerem.

É uma planta que gosta de temperaturas entre 16 e 24°C, mas não suporta temperaturas muito frias. Prefere luz de sol indireta, por isso não sofre dentro de casa, crescendo bem mesmo quando tem pouca luz.

Coloque em vaso bem drenado e utilize substrato que tenha drenagem rápida, pois ela não gosta de ficar encharcada! Ela se adapta à maoria dos substratos, desde argiloso ao alcalino, escolha um solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica.

Como cuidar de kentia, Howea forsteriana
Dicas para cuidar de kentia, Howea forsteriana

Praticamente não precisa ser podada, se podar demais pode causar danos irreversíveis ao tronco. Remova as bases das folhas velhas, puxando-as suavemente para não machucar, senão ficará com cicatrizes permanentes ou até ferimentos que podem causar podridão do tronco.

Sua propagação é feita por sementes, sendo bem difícil de propagar, não recomendado para o cultivador comum. Compre ela já no vaso.

Também não gosta de ser removida do seu vaso original, faça replantio apenas quando ela as raízes ficarem grande demais para o vaso. Se não fizer isso as raízes ficarão compactadas demais dentro do vaso prejudicando a saúde da planta.

Quantidade de água na rega da kentia

A kentia é tolerante mais à seca do que ao excesso de água. A rega deve ser feita quando sentir a parte superior do solo seca, uns 2,5 cm. É só colocar a extremidade superior do dedo indicador na terra, essa parte do dedo tem 2,5 cm.

Dentro de casa pode ser necessário borrifar as folhas para aumentar umidade e remover poeiras. Elas sobrevivem melhor em condições bastante úmidas.

No inverno reduza um pouco a rega, deixando-a secar um pouquinho mais.

É tóxica para cães e gatos?

Não, a kentia não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois ele pode ficar engasgado.