Como cuidar de ficus, Ficus Benjamina

Como cuidar de ficus dentro de casa? A Ficus Benjamina, mais conhecida como ficus, ficus-benjamim, figueira-benjamim e fico-chorão do inglês weeping figs, é uma planta perene nativa do sudeste asiático e Austrália. É uma planta que melhora qualidade do ar, filtrando e removendo formaldeído, tolueno e xileno. A seguir explicaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da ficus, e ainda se ela é tóxica para cachorros e gatos.

Dicas para cuidar de ficus

As folhas da ficus podem ser verdes brilhantes ou variegata, são finas e chegam a 10 cm de comprimento. Seus ramos e folhas arqueiam, o tronco é flexível e pode crescer retorcido, saindo mais de um tronco das raízes. É normal no final do verão ela perder algumas folhas.

Prefere temperaturas entre 16 e 24°C, não deixe em locais com corrente de ar frio. Precisam ficar em local bastante iluminado com um pouco de sombra, nunca luz direta do sol. É uma planta que não gosta muito de ser perturbada, por isso é importante encontrar o local correto dentro de casa para não ficar mexendo. Deixe em local espaçoso para ela crescer em altura e largura.

Tem que ficar em vaso bem drenado com furo no fundo, escolha um substrato fértil rico em matéria orgânica.

Com o tempo poderá ficar muito presa ao vaso, podendo até quebrá-lo. Portanto pode ser necessário o replantio de dois em dois anos. Mas é preciso ter cuidado, pois ela não gosta de perturbação, a mudança de vaso pode fazer com que as folhas foquem amarelas e caiam.

A propagação pode ser feita por estaquia ou semente. No caso da estaquia é só cortar um ramo da ponta com alguns centímetros e plantar no vaso com substrato.

A poda pode ser realizada removendo folhas velhas e cortando ramos da planta para ficar no tamanho que você deseja. Faça a poda, de preferência, depois do verão e antes da primavera.

Quantidade de água na rega da Ficus Benjamina

A rega deve ser regularmente permitindo que a parte superior do substrato seque entre as regas, verifique colocando a ponta do dedo indicador na terra. O ideal é regar com água filtrada ou destilada. Tenha cuidado, pois o excesso ou falta de água podem causar quebra das folhas. Você pode verificar dobrando as folhas, se ela dobrar facilmente é excesso de água, mas se ela quebrar facilmente é falta de água.

Como cuidar de ficus, Ficus Benjamina
Dicas para cuidar de ficus, Ficus Benjamina

Reduza a rega no inverno. Nunca deixe encharcada pois apodrece as raízes.

No versão pode ser necessário borrifar as folhas, principalmente se onde você mora for muito seco.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a Ficus benjamina contém a enzima ficina e o composto psoraleno que podem causar irritação gastrointestinal e dérmica em cães e gatos. Portanto não deixe que seu companheiro chegue perto da planta.