Como cuidar de cadeira-de-sogra

Como cuidar de cadeira-de-sogra? A Echinocactus grusonii, mais conhecida como cadeira de sogra, assento de sogra, cacto barril dourado e bola de ouro, é um cacto perene nativo do México. Esse nome cadeira-de-sogra deve ter sido dado pelo formato de globo do cacto e por alguém que provavelmente não gostava muito da sogra (rs). Pode ser cultivado no jardim ou dentro de casa, sendo que não costumam florescer em ambiente fechado. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para o cultivo do cacto cadeira de sogra. Também explicaremos se é tóxico para cachorros e gatos.

Dicas para cuidar de cadeira-de-sogra

A cadeira-de-sogra é formada por um caule nervurado que pode atingir 24 cm de altura e 90 cm de largura (mas leva uns 10 anos para atingir este tamanho na natureza). Produz espinhos amarelados, sendo que possui pêlos de lã de cor branca na parte superior. Pode dar glores amarelas no verão, mas não costuma ocorrer quando cultivada dentro de casa. Sua beleza está no caule de cacto e não em suas flores.

Gostam de temperaturas entre 10 e 24°C, mas nunca frio demais abaixo de 5°C. Preferem ficar em sol pleno, com pelo menos 5 horas de sol direto por dia. O ideal é deixar em uma sala que seja a mais iluminada possível. No verão pode ser necessário colocar em meia sombra, pois o sol quente pode causar queimaduras no caule.

Gosta de solo granuloso e bem drenado, um substrato para cactos e suculentas pode ser utilizado. Quem não tiver, pode misturar uma terra com areia, cascalho ou pedra-pomes, para aumentar a drenagem. Pode utilizar um vaso com pequenos furos no fundo.

Como cuidar de cadeira-de-sogra, Echinocactus grusonii

O replantio pode ser necessário uma vez por ano na época do crescimento, passando para um vaso um pouquinho maior. Depois que estiverem adultos, pode replantar apenas de três em três anos, ou quando achar necessário.

Sua propagação é feita por semente, depois da floração. Tem que ser semeada em solo bem drenado que retenha umidade.

Não costumam ter problemas com bichos, na maioria das vezes os problemas na cadeira-de-sogra são causados pela rega em excesso ou umidade excessiva. Ela precisa ficar em local bem ventilado.

Quantidade de água na rega da cadeira-de-sogra

A rega é parecida com outras plantas, da primavera ao outono regue quando sentir que o solo secou. Você pode verificar com o dedo na terra. No inverno reduza bem a rega, pois ela guarda água no caule (regue uma ou duas vezes por mês). A rega em excesso pode apodrecer a planta, ela prefere a falta de água do que o excesso.

Não necessita de muita umidade, normalmente a umidade natural de dentro de casa é suficiente para ela. Não deixe em corrente de ar fria.

É tóxica para cães e gatos?

Não há relatos de intoxicações em cachorros e gatos causadas pelo cacto cadeira-de-sogra. Mas é importante ter muito cuidado, pois os espinhos são afiados e podem machucar se entrar em contato. Não deixe em local que seu companheiro possa tentar pegar.