Como cuidar de Aeonium Negro

Como cuidar de Aeonium Negro em casa? A Aeonium arboreum Zwartkop é conhecida no Brasil como Aeonium Negro e em inglês como Rosa Negra ou Beleza Negra (devido à sua cor). É uma planta suculenta perene nativa das Ihas Canárias. Pode ser cultivada em vaso dentro de casa e não gosta de muito frio. A seguir explicamos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da Aeonium Negro. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de Aeonium Negro

A Aeonium Negro tem folhas em forma de roseta, brilhantes, que se formam na ponta dos caules lenhosos. Essas rosetas possuem cor roxo escuro, quase preto (se cultivada ao sol), com o centro verde lima. Pode atingir até 90 cm de altura e 90 cm de largura. Quando amadurece pode produzir pequenas flores amarelas que crescem no centro e acima das rosetas das folhas. Florescem apenas uma vez e morrem após a floração, pois o caule morre com a flor, mas levam vários anos para florescer.

Preferem temperaturas entre 21 e 30°C, não gostam de temperaturas frias demais. No verão gosta de ficar do lado de fora da casa durante o dia. Tem que ficar em sol pleno (sol direto algumas horas por dia), por isso o ideal é deixá-la perto de alguma janela da casa.

Coloque em vaso de barro bem drenado com substrato próprio para cactos, pois precisa ficar em um substrato bem drenável para as raízes. Uma dica para quem não tiver o substrato, é misturar solo rico em matéria orgânica (turfa) com areia.

Como cuidar de Aeonium Negro, Aeonium Zwartkop
Dicas para cuidar de Aeonium Negro

O replantio pode ser necessário todos os anos até que pare de crescer muito. Depois a cada dois anos é suficiente, para troca da terra.

Sua propagação pode ser feita por corte de estacas de 2 a 4 cm de comprimento da ponta do caule com uma roseta intacta. Plante em um vaso e utilize fertilizante enraizador para encorajar o crescimento, deixe o solo úmido mas não encharcado. Quando começar a crescer, regue como explicado abaixo para planta adulta.

Também pode ser propagada por semente, mas é mais difícil.

É recomendado o uso de fertilizante líquido diluído de 15 em 15 dias ente os meses de abril e agosto.

Quantidade de água na rega Aeonium Zwartkop

A rega deve ser feita regularmente, ela costuma precisar de um pouco mais de água do que outras suculentas. Regue somente quando sentir a parte superior do solo seco ao toque. No inverno reduza bastante a rega, pois as folhas acumulam água.

A umidade normal do ar normalmente é suficiente.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar da Aeonium Negro

Se as folhas estiverem molengas e pegajosas, pode ser culpa de excesso de água durante o inverno. Remova as folhas e caules afetados, remova do vaso e replante em outro substrato levemente úmido. Não regue novamente até o solo ficar seco.

Se a planta estiver murchando subitamente, pode ser excesso ou falta de água. Verifique de acordo com a sua, analise o solo, se estiver muito úmido é excesso de água.

Queda súbita de folhas pode ser culpa do período de dormência da planta durante o verão e no início do inverno. Mas se for durante o inverno, pode ser excesso de água ou temperatura muito baixa!

É tóxica para cães e gatos?

Não encontramos informações oficiais sobre a toxicidade deste cacto aeonium negro. De acordo com o site da BBC Gardener’s World Magazine, ela não é tóxica para cachorros e gatos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.