Como cuidar de Zebra Haworthia

Como cuidar de Zebra Haworthia em casa? A Haworthia fasciata, mais conhecida como Zebra Haworthia, zebra ou zebrina, é uma suculenta nativa da África do Sul muito parecida com Aloe Vera. Neste post trazemos dicas para cultivo da Haworthia fasciata dentro de casa, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de Zebra Haworthia

A suculenta Zebra Haworthia ou Haworthia fasciata não deve ser confundida com a Haworthia attenuata, pois a fasciata tem folhas internas mais suaves, claras e curtas, enquanto a attenuata apresenta tubérculos, são mais ásperas.

A Haworthia fasciata possui folhas curtas (de 10 a 20 cm) e grossas com listras brancas (daí seu nome zebra). Essas folhas ficam em forma de rosetas (que atingem até 12 cm de comprimento), formando tufos na natureza, por isso podem ser cultivadas várias em um recipiente único. Ela pode florescer pequenas flores tubulares brancas ou rosa.

Prefere temperatura entre 18 e 26°C, nunca muito abaixo de 10°C. Pode ficar em qualquer lugar da casa que receba bastante luz do sol, inclusive um pouco de luz direta do sol.

Coloque em vaso bem drenável com solo à base de turfa com areia ou perlita, próprio para suculentas. É importante o solo bem drenado pois suas raízes são pequenas e precisam respirar.

Como cuidar de Zebra Haworthia fasciata
Dicas para cuidar de Zebra Haworthia fasciata

O replantio pode ser necessário quando notar que ela está grande demais para o vaso. Passe para um vaso um poquinho maior. Se ela não ficar grande demais, pode ser uma boa idéia trocar a terra a cada dois anos.

Na primavera e verão pode ser uma boa idéia utilizar fertilizante diluído do tipo NPK 10 10 10 ou próprio para suculentas. Não há necessidade de utilizar adubo no inverno.

A Zebra Haworthia pode ser propagada pelo corte das folhas (uns 5 a 8 cm), deixe curar a ferida durante alguns dias e depois que secar plante no vaso. Também é possível propagar de brotos que podem ser retirados da planta-mãe e replantados em outro vaso ou até no mesmo vaso. Quando plantar regue o solo apenas uma vez, até er que está com sinal de crescimento, não regue novamente senão poderá matá-la.

Quantidade de água no cultivo da Zebra Haworthia

A rega deve ser feita regularmente sempre que sentir que o solo está seco ao toque. Lembre-se que ela é uma suculenta, guarda água nas folhas, portanto vai preferir ficar um tempo sem rega do que o excesso de água.

No inverno reduza bem a frequência da rega, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes e ela morrer. Você vai reparar que o solo irá demorar mais para secar.

A umidade normal do ar costuma ser suficiente para a suculenta zebra.

É venenosa para cachorros e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais, a Zebra Haworthia não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Mas mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois poderá ficar engasgado.