Como cuidar de boca-de-tigre, Faucaria tigrina

Como cuidar de boca-de-tigre? A Faucaria tigrina, mais conhecida como boca-de-tigre ou boca de jacaré, é uma suculenta perene nativa da África do Sul. Ela cresce entre rochas e ama umidade. Neste post trazemos algumas dicas para o cultivo da Faucaria tigrina, tipo de solo, quantidade de luz e água na rega. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de boca-de-tigre

A boca-de-tigre tem esse nome devido às suas folhas carnudas em formato triangular que crescem aos pares, parecendo uma boca (mandíbula). Podem atingir 38 cm de comprimento. As bordas das folhas produzem espinhos que parecem dentes. Esses dentes não são para morder, ele funcionam recolhendo umidade para a planta. Cada planta costuma produzir uma roseta com 10 folhas formando um tufo.

Produz flores com pétalas amarelas que florescem no outono, mas ela precisa de sol direto para florescer! Essas flores abrem ao meio-dia e fecham durante a noite.

Gosta de temperaturas entre 21 e 32°C, não suporta frio demais, abaixo de 10°C. Tenha atenção pois ela gosta bastante da luz solar, precisando de pelo menos, 3 horas de sol direto por dia para florescer. No inverno a falta de luz não irá matá-la, ela poderá sobreviver na sombra desde que não regue demais!

Como cuidar de boca-de-tigre, Faucaria tigrina
Dicas para cuidar de boca-de-tigre, Faucaria tigrina

Coloque em vaso bem drenável com furo no fundo. Utilize mistura à base de turfa com areia, pois tem boa drenagem. Uma dica é utilizar misturas prontas, como o Mix de Plantio Orgânico (composto por turfa de sphagnum, turfa vegetal, perlita e bokashi).

Replantio poderá ser necessário a cada dois anos, para passar para um vaso de um número maior. Não use vaso muito profundo, pois ela tem raiz pequena.

A propagação pode ser realizada por remoção manual dos brotos que ficam presos à planta-mãe, tem que ser brotos com 8 a 10 cm. Se o broto tiver raízes presas melhor, assim irá crescer mais rápido. Se não tiver raiz, deixe o machucado do corte secar por dois dias fora da terra e depois plante em solo úmido. Não deixe o broto na luz direta do sol até que veja o crescimento, mas deixe em cômodo bem iluminado.

Quantidade de água na rega

Sempre regue bem quando o solo estiver ligeiramente seco ao toque. Tenha cuidado no inverno, você deverá reduzir bastante a rega, pois o solo demora a secar e é bom deixar o solo secar bem. A rega em excesso irá matá-la! Nunca deixe água no prato no fundo do vaso.

Não costuma precisar de umidade muito alta, normalmente a umidade natural da casa é suficiente. Caso o tempo esteja seco demais onde você mora, borrife as folhas com água.

Problemas ao cuidar de boca-de-tigre

Se as folhas ficarem molengas infelizmente não deve ter solução, a planta foi regada em excesso e não está usando o tipo correto de mistura (a terra pode estar retendo demais a água). Pode tentar remover a planta do vaso e cortar as partes podres, deixe secar fora do vaso por alguns dias. Depois replante na mistura correta e regue pouco. Só regue novamente quando sentir o solo seco.

Se as folhas estiverem murchas e pálidas (ou castanhas), pode ser excesso de rega. Remova as folhas afetadas para que elas não passem para as outras. Depois utilize fungicida.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações oficiais sobre a toxicidade da boca de jacaré, portanto evite que seu companheiro coma esta suculenta.