Como cuidar de Bifrenaria harrisoniae

Como cuidar de Bifrenaria harrisoniae em casa? A Bifrenaria harrisoniae, mais conhecida como Bifrenaria, é uma orquídea epífita nativa do Brasil e cresce em falésias, a uma altura de 200 a 800 m. Fica expostas a ventos fortes e sol pleno. Se está pensando em cultivar a bifrenaria em vaso, explicaremos neste post sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água necessários. Também falaremos se ela é tóxica para cães e gatos.

Dicas para cuidar de Bifrenaria harrisoniae

A Bifrenaria harrisoniae costuma atingir de 25 a 41 cm de altura, possui pseudobulbos de 5 a 9 cm de altura, que carregam uma folha única e simples, plicada (tipo de prefoliação em que a folha, na gema, está pregueada ou plissada, como um leque) de 18 a 31 cm de comprimento.

Suas flores aparecem no verão, com uma haste floral curta, bracteada, carregando até duas flores no pseudobulbo mais recente. Essas flores atingem até 8 cm de comprimento e possuem textura de cera, com cheiro muito forte. Normalmente são brancas, mas podem ser amareladas ou amarelo-esverdeadas.

Devem ficar em local com sol pleno, pois vivem nas falésias pegando sol a maior parte do tempo. O recomendado é deixar bater raios de sol durante a manhã, e durante a tarde deixe em local sombreado, que seja bem iluminado mas sem raios direto do sol. Gostam de temperaturas entre 25 e 27°C.

Como cuidar de Bifrenaria harrisoniae orquídea
Dicas para cuidar de Bifrenaria harrisoniae

Devem ser plantadas em vasos de barro com substato de fibras vegetais, que sejam muito bem drenados, para não apodrecer as raízes com excesso de água. Existem vários substratos de orquídeas diferentes.

Não deve ser feito replantio na planta adulta! Só faça replantio quando notar que não tem mais jeito, apenas quando novas raízes começarem a crescer.

Ela pode ser propagada por divisão da planta, removendo a muda com 4 a 5 pseudobulbos unidos pelo rizoma. Mas evite dividir a planta sem necessidade, pois poderá prejudicar sua força.

Fertilizante poderá ser necessário durante o crescimento, pode utilizar fertilizante próprio para orquídea. Nunca fertilize no período de dormência da planta, que costuma durar os dois meses do inverno. Seus pseudobulbos podem encolher e até secar um pouco, no período de dormência, é normal.

Quantidade de água no cultivo da Bifrenaria harrisoniae

Regue sempre que notar que o substrato está seco. No inverno reduza bem a rega, pois irá demorar a secar, e é o período de dormência da planta.

Como vivem em cima das rochas, precisam de bastante umidade para sobreviverem. Normalmente 70% de umidade durante o ano. Nunca borrife as folhas pois pode queimá-las!

É venenosa para cachorros e gatos?

Não conseguimos encontrar informações oficiais sobre a toxicidade da orquídea Bifrenaria harrisoniae. Portanto evite que seu companheiro coma, mesmo que não seja tóxica, ele poderá se engasgar.