Como aumentar umidade para as plantas

Como aumentar umidade para as plantas? A maioria das plantas domésticas sobrevivem bem aos níveis médios de umidade dentro de casa, não sendo necessário aumentar ou reduzir esses níveis. Mas algumas espécies, principalmente as tropicais e sub-tropicais, necessitam de umidade mais elevada para sobreviverem. Outras sobrevivem bem à seca, como os cactos, suculentas.

Níveis ideais de umidade

Quando você mora em uma cidade que tem baixa umidade em certas estações do ano, como Brasília por exemplo, ou se você possui aquecimento central na casa, o ar pode ficar bastante seco para sua planta doméstica. Neste caso é preciso prevenir e corrigir os problemas, aumentando os níveis de umidade antes que ela morra.

A medida que se usa para umidade é a umidade relativa do ar. É a quantidade de vapor de água existente até o seu ponto de saturação, ou seja, até a quantidade máxima possível de presença de água no ar antes que ela se precipite. É possível medir a umidade relativa do ar utilizando o higrômetro digital.

  • 80% – 90%: umidade de clima tropical, é possível atingir estes níveis de umidade em estufas.
  • 60% – 80%: nível ideal de umidade, difícil de manter dentro de casa. Se a planta for sensível a umidades menores que 70%, será necessário aumentar.
  • 60% – 40%: nível médio na maioria das casas durante o verão, e é o nível que a maioria das plantas necessitam e prosperam.
  • 10% – 40%: abaixo de 40% de umidade, é considerado muito seco e pode matar a maioria das plantas, sendo ideal apenas para cactos e suculentas. Normalmente esta umidade é atingida dentro de casa quando se usa aquecimento central.
Como aumentar umidade para as plantas
Como aumentar umidade para as plantas?

Dependendo de onde você mora e da planta que quer cultivar, poderá ser necessário criar uma estufa para ela. Existem várias cidades no Brasil que ficam com umidade relativa do ar abaixo de 30% e 20% durante o verão. Normalmente os jornais alertam quando a umidade está muito baixa, se este for o caso, tenha mais atenção com as plantas da casa.

Como aumentar umidade para as plantas?

Essas são as maneiras de aumentar a umidade do ar para sua planta:

  • Borrifar água – maneira prática e simples de aumentar a umidade do ar, borrifando água nas folhas.
  • Agrupar as plantas – coloque as plantas próximas uma das outras, deixando um pequeno espaço. Irá funcionar como uma floresta, onde o o ar e umidade ficam presos entre as árvores e solo.
  • Bandeja com pedras – coloque a planta em cima de uma bandeja ou tabuleiro cheio de pedrinhas, depois coloque um pouco de água na bandeja (sem encher demais). A água irá aumentar a umidade das pedras, que irão aumentar a umidade da planta. Não é para a água tocar no vaso, é para que fique somente nas pedras! Não deixe a áua entrando em contato com a terra do vaso, a planta precisa ficar bem arejada.
  • Umidificador – utilize umidificador em casos extremos, eles ajudam até mesmo as pessoas que moram na casa.
  • Banheiro – pedurar a planta no banheiro ajuda a aumentar a umidade, devido ao vapor de água que é liberado durante o banho.
  • Potes com água – deixe potinhos com água próximo às plantas, a água evapora e aumenta a umidade do ar.

Problemas que podem ocorrer devido à umidade

Existem diversos problemas que podem ocorrer com a planta quando o ar estiver muito seco ou muito úmido. Mas é preciso ter cuidado, pois dependendo do problema, também pode ser causado pelo excesso de água, muita luz do sol. Em qualquer um dos casos, é preciso analisar cada planta individualmente.

Umidade muito baixa pode deixar:

  • Folhas da planta marrom nas pontas;
  • Bordas das folhas amareladas;
  • Folhas secas e murchas;
  • Flores enrugadas e morrerem muito rápido.

Umidade muito alta pode:

  • Fazer aparecer mofo cinzendo nas folhas ou flores;
  • Apodrecer folhas e caule.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.