Como cuidar de abélia em vaso

Como cuidar de abélia em vaso? A Abelia x grandiflora, também conhecida como Abelia rupestris var. grandiflora ou Abélia-da-china, é um arbusto nativo da China que possui flores muito bonitas. Não necessita de muitos cuidados especiais. A seguir explicamos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da abélia dentro de casa. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de abélia em vaso

A Abelia grandiflora pode atingir de 3 a 5 m de altura e 5 m de largura. Tem folhas brilhantes, ovais e verde escuras, na forma de sino. Produz flores brancas e rosadas que permanecem durante o verão até o outono.

Gosta de ficar no sol pleno ou meia-sombra. Quanto menos sol pegar, menos densa será sua folhagem. Por isso o sol é importante para ela.

Coloque em vaso bem drenado com um tipo de solo que seja leve, areoso, bem drenável. Ela não é muito exigente quanto ao solo, mas é importante que seja bem drenável. O excesso de água no solo pode apodrecer a raiz.

No jardim ela não costuma necessitar de poda. Mas dentro de casa poderá ser necessária a poda para manter sua forma e reduzir o tamanho. Faça a poda no final do inverno e início da primavera, para encorajar o crescimento da planta.

Como cuidar de abélia em vaso, Abelia Xx grandiflora
Dicas para cuidar de abélia em vaso

Pode ser propagado por estacas no início do verão. Corte estacas de 7 a 15 cm de comprimento, retirada de um novo crescimento, pois a propagação é mais fácil quando o caule ainda está macio. Remova todas as folhas da extremidade inferior, deixando um ou dois pares de folhas. Coloque em um mistura especial para plantas e deixe em local com sombra parcial (longe de luz direta). Vai demorar umas 4 semanas para aparecer as raízes, mantenha o solo úmido. Pode ser transplantada para vaso maior na primavera, depois que as raízes desenvolverem.

Se notar que abelhas estão aparecendo, é normal, a abélia atrai abelhas pois é rica em néctar.

Quantidade de água na rega da cuidar de Abelia grandiflora

Apesar dela ser tolerante à seca e calor, a rega deve ser feita frequentemente durante o crescimento. Regue uma vez por semana em climas quentes, para mater o solo úmido.

Sempre coloque o dedo para sentir se o solo está seco ou não, se notar que secou uns 5 cm da parte superior do solo, regue.

No inverno a rega deve ser reduzida, pois se ficar encharcado pode apodrecer a raiz, tenha cuidado.

É tóxica para cachorros e gatos?

Não, de acordo com alguns sites na web, a Abelia grandiflora não possui princípios tóxicos para cães e gatos. Portanto não terá perigo se seu companheiro pegar um pedacinho. Mas evite que ele coma, pois sempre existe o risco de ficar engasgado.