Como cuidar de abacaxi-roxo

Como cuidar de abacaxi-roxo? A Tradescantia spathacea, também conhecida como Rhoeo spathacea, Rhoeo discolor, abacaxi-roxo ou moisés-no-berço, é uma planta perene rizomatosa nativa da América Central e América do Norte. É fácil de cuidar e pode deixar o jardim bem bonito. Neste post falaremos um pouco sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da Tradescantia spathacea. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de abacaxi-roxo

A abacaxi-roxo é uma planta bem resistente que pode atingir de 30 a 60 cm. Possui folhagem colorida que forma rosetas densas e simétricas, com folhas eretas, côncavas, e lanceoladas (semelhante à ponta de uma lança). As flores aparecem no verão e primavera, e as inflorescências aparecem em cachos nas axilas foliares. Essas inflorescências são formadas por pares de brácteas (folhas modificdas com forma, cor e textura, diferente da s folhas verdes) e flores brancas. O atrativo da planta é sua folhagem colorida.

Não suporta temperaturas baixas demais, prefere entre 18 e 27°C. Pode ser cultivada tanto em meia-sombra quanto em sol pleno. Mas a luz direta do sol não é aconselhável. Em seu habitat natural cresce embaixo das árvores na floresta. Se for cultivada em menos luz as folhas costumam ficar mais verdes do que roxa. Ela poderá procurar o sol quando estiver crescendo e ficar torta.

Suporta a maioria dos tipos de solo, desde que seja um bem drenável. Pode ser com mix de plantio de turfa com perlita. Portanto utilize também vaso que tenha furo no fundo, para drenar bem a água. O excesso de água apodrece a raiz e mata a planta.

Como cuidar de abacaxi-roxo ou Trandescantia spathacea
Dicas para cuidar de abacaxi-roxo

O replantio pode ser necessário na primavera a cada dois anos ou quando a planta estiver muito amontoada no vaso. Se for passar para um vaso maior, modifique para um vaso apenas um tamanho maior que o atual, para ela não sentir tanto. Remova folhas caídas ou deterioradas.

Pode ser propagada por divisão na primavera (essa é a maneira mais fácil). Remova os brotos que crescem em volta da planta mãe, tenha certeza de tirá-lo com um pouco de raiz presa a ele. Plante em outro vaso.

Fertilizante diluído pode ser utilizado uma vez por mês durante a primavera e verão, época do seu crescimento.

Quantidade de água no cultivo do abacaxi-roxo

Regue somente quando sentir que o solo secou ao toque! Não é para deixar o solo todo secar, basta colocar o seu dedo uns 2,5 cm de profundidade e sentir. Se a parte superior secou, regue. Não deixe vaso com água no fundo! Reduza bem a rega no inverno, ela vai demorar a secar.

Ela é tolerante à seca, mas não suporta o excesso de água. Portanto se esquecer de regar será melhor do que ficar regando toda hora. Lembrando que o excesso de água apodrece a raiz e causa doença na folhagem.

A umidade normal de dentro da casa costuma ser suficiente para a Tradescantia spathacea.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de abacaxi-roxo

Se não estiver aparecendo flor pode ser culpa de pouco sol. Modifique para um local que tenha bastante luz indireta do sol.

Se ficar com folhas marrom, pode ser culpa do ar seco. Neste caso é necessário aumentar a umidade local. Você pode borrifar as folhas para aumentar a umidade.

Caules macios ou murchos pode ser excesso de rega e pode ocorrer apodrecimento da raiz. Reduza a rega imediatamente e use vasos com furo no fundo.

É tóxica para cachorros e gatos?

De acordo com alguns sites na internet, esta planta é tóxica apenas se ingerida em grandes quantidades. Não se sabe ao certo qual o princípio tóxico. O que se sabe é que ela causa dores na boca e irritação na pele por alguns minutos. Além disso sua ingestão causa irritação dos lábios, boca, língua, e garganta, e também dor abdominal. Portanto evite deixar seu cachorro ou gato comerem, pois pode sim causar problemas a ele.