Como cuidar de abacaxi-ornamental

Como cuidar de abacaxi-ornamental? A Ananas bracteatus, mais conhecido como abacaxi-ornamental ou abacaxi-vermelho, desta bromélia perene nativa da América do Sul. Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo do abacaxi-ornamental. Será que é tóxico para cães e gatos?

Dicas para cuidar de abacaxi-ornamental

O abacaxi-vermelho ou abacaxi-ornamental pode atingir uma altura de até 1 metro e largura de 0,5 metros. Possui folhas longas que podem chegar a 1,5 m e com 4 cm de largura. Além disso tem espinhos afiados na sua borda, sendo uma ótima planta para ser utilizada em volta de canteiros, como proteção para os bichos não passarem.

Suas folhas são verde-escuras em formato de fita e arqueadas, dispostas em espiral numa roseta. Essas folhas verdes passam de vermelho para rosa quando expostas à luz do sol. Leva de dois a três anos para atingir altura máxima.

Produz flor apenas uma vez na vida. Suas flores são pequenas na cor violeta-púrpura, que aparecem entre as brácteas espinhosas, e a inflorescência tem formato de ovo. Da inflorescência surge o fruto abacaxi rosado de tamanho médio, que leva meses para se formar. Demora uns seis meses para ir da flor ao fruto maduro. Apesar de ser um abacaxi, ele é fibroso e sem sumo, não sendo gostoso como os abacaxis vendidos em mercado. É atraente apenas para decoração da casa.

Gosta de pegar bastante luz direta do sol, lembrando que suas folhas ficarão rosadas se ficarem em contato com os raios solares. Pelo menos 6 horas de sol por dia.

Deve ser plantada em vaso bem drenável com mix de plantio para bromélias ou algum mix rico em matéria orgânica, que contenha turfa e perlita. Tem que ser uma mistura bem drenável.

Como cuidar de abacaxi-ornamental ou Ananas bracteatus
Dicas para cuidar de abacaxi-ornamental

Pode ser propagada por divisão de touceira ou mudas que se formam na coroa do fruto (na base). Ao mexer utilize luvas grossas, para proteger dos espinhos. Quando remover a muda, deixe um ou dois dias cicatrizando, depois plante no mix com turfa e perlita ou areia.

O abacaxi-ornamental não necessita de poda. Remova folhas velhas e flores mortas.

Quem quiser pode utilizar um fertilizante diluído uma vez no mês na época do crescimento. Aplique no topo da planta. Ela absorve os nutrientes do reservatório de água que se forma onde as folhas se unem, na base da planta.

Quantidade de água na rega do abacaxi-ornamental

A rega do abacaxi-ornamental não é diferente da maioria das outras bromélias. Regue somente quando sentir a parte superior do solo seco. Enfie o dedo uns 2,5 cm na terra. Se notar que secou, regue.

No inverno reduza bastante a rega pois ela vai demorar a secar.

É tóxica para cães e gatos?

A fruta abacaxi não faz mal para o cachorro em quantidades moderadas. Mas a planta abacaxi-ornamental pode sim causar problemas tanto ao cão quanto ao gato. Pois suas folhas são difíceis de digerir e podem ser tóxicas. Portanto não deixe seu companheiro comer.