Como cuidar de abricó-de-macaco

Como cuidar de abricó-de-macaco? A Couroupita guianensis, mais conhecido como abricó-de-macaco ou amêndoa-dos-andes ou coco-da-índia, é uma árvore perene decídua nativa da floresta amazônica. Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da abricó-de-macaco.

Dicas para cuidar de abricó-de-macaco

A árvore abricó-de-macaco pode atingir 35 m de altura e 9 m de largura na copa, que tem formato piramidal. Suas flores são grandes e muito perfumadas, com seis pétalas amarelas vermelhas por fora e vermelhas a cor-de-rosa por dentro, e vários estames. As flores aparecem diretamente do tronco durante todo o ano, mas é mais intensa na primavera e verão. As florações surgem a partir do quinto ano.

Seu fruto tem 25 cm e aparência de bola de canhão, com casca marrom e lenhosa. Devido a esse fruto, é chamada de Cannonball Tree em inglês (árvore bola de canhão). Ele é comestível, mas tem aroma desagradável. Sendo mais apreciado por macacos e outros animais. Eles levam quase 12 meses para amadurecer. Tenha cuidado ao passar embaixo desta árvore, pois se o fruto cair na cabeça pode machucar sério.

Pode ser cultivada em vaso dentro de casa. Suas variedades menores crescem melhor em vasos com 40 cm de diâmetro, mas as variedades maiores coloque em vasos de 75 cm de diâmetro e 35 cm de profundidade. Quanto mais soltas ficarem as raízes, mas alta e saudável ela ficará no vaso.

Como cuidar de abricó-de-macaco ou Couroupita guianensis
Dicas para cuidar de abricó-de-macaco

Gosta de ficar no sol pleno, seis ou mais horas de sol direto no dia, aceitando algumas horas de sombra. Deve ser plantada em solo profundo, rico em matéria orgânica como húmus.

Pode ser propagada por sementes de frutos maduros, mas sua germinação é bem difícil. O melhor é propagar por estaquia do caule lenhoso. Tenha cuidado ao manusear, o pólen e polpa do fruto podem causar alergias ou irritação, se você já tiver algum problema como rinite.

Quantidade de água no cultivo do abricó-de-macaco

A rega da árvore abricó-de-macaco deve ser feita regularmente e moderamente, apesar de tolerar o encharcamento.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informações sobre a toxicidade desta planta para cachorros e gatos. Conseguimos encontrar apenas que no Caribe a polpa do fruto é esfregado na pele infectada de cães com sarna. Existem outros estudos sobre os efeitos medicinais, mas nada muito claro. Portanto mesmo que não tenha informações osbre a toxicidade do abricó-de-macaco, evite que seu cachorro ou gato comam, pois ele pode ficar engasgado.