Como cuidar de melão de São Caetano, Momordica

Como cuidar de melão de São Caetano? A Momordica charantia, também conhecida como Cucumis argyi, melão de São Caetano, melãozinho, melão-amargo e erva-de-lavadeira, é uma planta anual nativa da Ásia. Pode ser cultivada por seus frutos comestíveis ou pela aparência bonita. Neste post trazemos algumas dicas sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo do melão de São Caetano. Será que é tóxico para cães e gatos?

Dicas para cuidar de melão de São Caetano

O melão de São Caetano pode atingir de 3 a 4,6 m de altura, e espalhar por 1,5 m de largura. Possui caules finos que podem atingir 5 metros de comprimento, e folhas palmadas. As flores são amarelas com cinco pétalas. Os frutos são comestíveis e possuem formato de pepino, com sabor semelhante. Esses pepinos ficam amarelos quando maduros, e se abrem mostrando sementes vermelhas. Sua polpa é aquosa e crocante.

Prefere temperaturas amenas acima de 10°C. Deixe em local quente e ensolarado, com sol pleno ou meia sombra. Plante em solo rico em matéria orgânica que seja bem drenável, pode ser algum mix com turfa. Se colocar em vaso, escolha um com furo no fundo, e deixe um suporte ao lado pra ela subir, pode ser um pedaço de pau, bambu, arame ou treliça. Cave um buraco duas vezes maior do que a raiz, para que fique a uma profundidade suficiente.

A poda pode ser feita para manter o formato desejado e caso não queira que ela suba muito na parede. Nunca pode mais do que um terço da planta, senão ela pode morrer. Você também deve remover os caules mortos ou doentes. Caso queira que ela fique com mais energia, você pode arrancar os botões das flores.

Como cuidar de melão de São Caetano, Momordica charantia
Dicas para cuidar de melão de São Caetano

Pode ser propagada por semente. Coloque duas a três sementes em buraco de 2 cm de profundidade e 50 cm de distância entre uma semente e outra. Cubra com uma camada do mix de plantio. Regue bem e deixe germinar, normalmente demora uma semana. Quando a muda estiver com quatro folhas, remova e deixe apenas uma planta em cada buraco. Coloque o suporte ao lado do vaso para a planta subir. Dentro de três semanas após a brotação, ela irá desenvolver ramos laterais.

Utilize fertilizante para árvores frutíferas quando o melão de São Caetano estiver com seis folhas. Aplique de 15 em 15 dias. Siga as instruções da embalagem.

Quantidade de água na rega da Momordica charantia

Regue sempre que notar a parte superior do solo seca, você pode colocar o dedo para sentir. Enfie a ponta do dedo a uns 5 a 10 cm de profundidade, se estiver seco, regue. Nunca deixe o solo encharcado pois irá matar a planta. No inverno reduza bem a rega, pois o solo demora a secar.

Ela está acostumada com clima quente e úmido.

É tóxica para cachorros e gatos?

De acordo com alguns sites na web, o melão de São Caetano possui princípio tóxico para cães e gatos, podendo causar vômito e mau estar. Portanto não deixe seu companheiro comer, pois irá passar mal.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.