Como cuidar de acácia-branca

Como cuidar de acácia-branca? A Moringa oleifera, mais conhecida como acácia-branca, morangue, moringa, cedro ou árvore rabanete de cavalo (horseradish tree em inglês), é nativa da Ásia. Neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da acácia-branca. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de acácia-branca

A acácia-branca pode atingir 10 a 12 m de altura no jardim, mas quando cultivada em vaso pode ser mantida a um ou dois metros de altura. Possui um tronco único com casca espessa e cor cinza esbranquiçada.

Suas folhas são verdes e possuem formato elíptico, elas conectam-se entre si de forma pinada. Dá flores brancas perfumadas e pequenas o ano todo. Seu fruto é parecido como uma vagem bem longa e delgada, com nervuras. Ele contém sementes comestíveis. Essas flores, botões e sementes são comestíveis, mas podem ter efeito diurético e laxativo, tenha cuidado.

Prefere temperaturas entre 25 e 35°C. Deixe em local com bastante luz solar, de quatro a seis horas de luz direta do sol por dia.

Pode ser plantada tanto no jardim quanto em vaso (50 cm ou superior), mas precisam de espaço para sua raiz axial profunda. Gosta de ficar em solo que contenha areia, bem drenável. Dê preferência para misturas que sejam ricas em matéria orgânica. Sobrevive em solo argiloso, desde que não fique muito encharcada.

Como cuidar de acácia-branca
Dicas para cuidar de acácia-branca

Pode ser propagada por semente ou por mudas de galhos. As sementes devem ser plantadas a 2.5 cm de profundidade e brotam dentro de 15 dias. Já as mudas devem ser plantadas a 31 cm de profundidade. Aplique fertilizante para plantas em geral, conforme instrução do rótulo.

Quando a planta estiver amadurecendo, deve-se remover os galhos velhos para estimular a frutificação. A poda anual também pode ser necessária para manter o crescimento sob controle. Quem quiser pode podar para deixá-la com um metro de altura do solo.

Quantidade de água na rega da acácia-branca

Ela é tolerante à seca, mas precisa de água para sobreviver. Portanto regue sempre que notar que a terra secou. Enfie o dedo na terra, se estiver com 15 a 20 cm seco, regue bastante. Normalmente uma vez por semana é suficiente.

No verão talvez seja necessário aumentar a rega. Já no inverno reduza bem, pois o solo demora a secar. A rega deve ser feita para que o solo fique úmido mas nunca encharcado. Senão vai apodrecer a raiz e a planta morrerá.

Mudas precisam de mais água do que a árvore madura.

É tóxica para cachorros e gatos?

Não conseguimos encontrar informações oficiais sobre a toxicidade da acácia-branca para cães e gatos. O que se sabe é que a casca é levemente venenosa para humanos e se comer mais de duas sementes secas, pode ter efeito laxante. Portanto evite que seu companheiro coma, também não deve ser bom para ele.