Como cuidar de afelandra-coral

Como cuidar de afelandra-coral dentro de casa? A Aphelandra sinclairiana, mais conhecida como afelandra-coral ou afelandra-rosa e em inglês camarão laranja (Orange Shrimp Plant) e Rainha do Panama (Panama Queen), é um arbusto perene nativo da América Central. Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da afelandra-coral, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar de afelandra-coral

A afelandra-coral possui flores tubulares de cores vivas, parecida com um camarão (daí o nome camarão-laranja em inglês). Elas possuem inflorescência ereta, espigada, que pode chegar a 15 cm de altura. A haste possui brácteas laranjas das quais saem as flores rosas. A bráctea laranja permanece atraente por muito tempo, mesmo depois que as flores rosas diminuem. Possui uma folhagem densa, com folhas grandes verdes a verde-amarelada e ovais. Pode atingir 1,2 m de altura quando cultivada dentro de casa, no jardim pode atingir até 3 metros.

Não gosta de temperaturas e ventos muito frios, evite temperaturas abaixo de 15°C, que pode causar a queda das folhas e não florescer. Prefere ficar no sol pleno ou meia sombra e aprecia o calor. Mas evite o sol forte das horas mais quentes. Deixe em local bem iluminado da casa.

Coloque em vaso bem drenado usando mix de plantio rico em matéria orgânica, com turfa e perlita, que seja bem drenável.

A poda pode ser feita após a primeira floração na primavera, para manter o tamanho desejado, e permitir que ela rejuvenesça. Evite podar no final do verão, senão irá prejudicar a produção de flores. Novos crescimentos brotam perto das extremidades do corte.

Como cuidar de afelandra-coral, Aphelandra-sinclairiana
Dicas para cuidar de afelandra-coral, Aphelandra-sinclairiana

Sua propagação pode ser feita por sementes ou estaquia, sendo que por estaquia é mais fácil. Retire estacas curtas de novos crescimentos no verão, removendo as folhas inferiores. Plante em solo úmido, bem drenado e mantenha úmido por umas seis semanas, que é o tempo que demora para enraizar. Fertilizante de enraizamento pode ser utilizado para ajudar.

Quem quiser poderá utilizar fertilizante N-P-K diluído no crescimento.

Quantidade de água e umidade para afelandra-coral

A rega deve ser feita regularmente para manter o solo úmido mas nunca encharcado. Verifique se a parte superior do solo secou, você pode colocar o dedo na terra para sentir. Ela normalmente precisa de menos rega do que plantas anuais, e aguenta alguns dias sem água. Mas nunca deixe secar completamente se o clima estiver muito quente. Durante o inverno reduza a rega, mas preste atenção pois ela pode secar rápido do mesmo jeito.

Ela tolera o calor e a umidade, preferindo locais mais úmidos.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com o Hawaiian Ecosystems at Risk project (HEAR), a afelandra-coral não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois ele pode se engasgar.