Como cultivar agave-dragão

Como cultivar agave-dragão? A Agave attenuata, mais conhecida como agave-dragão ou tromba-de-elefante no Brasil, é uma planta suculenta perene nativa da América do Norte. Se você está pensando em cuidar dela dentro de casa, neste post trazemos algumas dicas sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da Agave attenuata. Será que é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cultivar agave-dragão

A agave-dragão produz roseta de folhas verdes que crescem de 120 a 150 cm de altura e espalhar de 180 a 240 cm de largura. Suas folhas flexíveis se curvam para trás, lembrando uma flor aberta.

Gosta de temperaturas entre 20 e 25ºC, e não gosta de temperaturas muito frias. Gosta de ficar no sol pleno, umas seis horas diretos de sol por dia.

Pode plantar em vaso relativamente raso. Suporta a maioria dos tipos de solos, mas prefere solos que sejam bem drenáveis, que sejam ricos em matéria orgânica com perlita ou areia. Quem quiser pode comprar mix de plantio próprio para suculentas.

Como cultivar agave-dragão, Agave attenuata
Dicas para cultivar agave-dragão, Agave attenuata

O replantio pode ser feito após alguns anos, para modificar o solo. Verifique se a raiz está muito confinada e se tem muitos brotos. Modifique a planta mãe para um vaso um número maior, ou remova os brotos com raizes e plante em outros vasos. Quando fizer o replantio, remova folhas velhas e moras.

A propagação pode ser feita removendo brotos que aparecem na planta mãe, durante a primavera e verão. Deixe as mudas secarem por alguns dias e depois plante no solo rico em matéria orgânica.

Pode ser necessário utilizar fertilizante a cada duas semanas, no período do crescimento.

Quantidade de água e umidade para agave-dragão

A agave-dragão é uma suculenta, portanto é tolerante à seca. Prefere ficar com falta de água do que o excesso de água, uma vez que acumula água em suas folhas. Regue abundantemente uma vez por semana no versão. No inverno poderá reduzir essa rega.

Gosta de umidade, portanto mesmo quando não é regada, a umidade poderá deixar a planta mais bonita.

agave-dragão é tóxica para cachorros e gatos?

De acordo com alguns sites, a agave-dragão pode conter princípios tóxicos (saponinas hemoliticas, oxalatos, ácido oxálico) para cães e gatos em suas folhas e flores. Portanto evite que seu companheiro coma essa planta, deixe em local que ele não consiga pegar.