Como cuidar de agerato

Como cuidar de agerato em vaso? A Ageratum houstonianum, mais conhecida no Brasil como agerato, é uma planta herbácia anual nativa do México. Famosa por suas flores felpudas em tons diferentes de azul e lilás. Neste post trazemos dicas para o cultivo da agerato, tipo de solo, quantidade de luz e água. Será que é tóxica para cachorros e gatos?

Dicas para cuidar de agerato

A agerato possui flores azul-arroxeadas brilhantes em forma de pompom que aparecem na primavera ficando até o final do outono. Possui folhagem densa com folhas ovais na cor verde brilhante. Pode atingir até 60 cm de altura e espalhar por 30 cm de largura. Boa para ser utilizada em canteiros, orla, jardins de pedras e até em vasos. Suas flores atraem borboletas.

Prefere temperaturas até 29ºC mas suporta temperaturas mais quentes. Morrem se deixadas em temperaturas muito frias. Deve ficar em local da casa com sol pleno (de 6 a 8 horas de sol direto por dia) ou sol parcial (de 4 a 5 horas de sol direto por dia). Em verão muito quente, deixe em local com meia sombra, para não prejudicá-la.

Coloque em vaso bem drenado com solo rico em matéria orgânica, que também seja bem drenável. Pode ser alguma mistura com turfa e perlita, ou argila ou areia.

Como cuidar de agerato, Ageratum houstonianum
Dias para cuidar de agerato, Ageratum houstonianum

É importante remover flores murchas para estimular floração e fazer com que a planta se espalhe.

Pode ser propagada facilmente por sementes. Mas ela é uma planta de auto-semeadura em climas quentes, ou seja, ao florir produz sementes que caem na terra e germinam (em até 21 dias), espalhando a planta pelo local.

Normalmente não precisa de uso de fertilizante, quando plantada em solo rico. Se as folhas começarem a ficar amarelas, pode ser falta de nutrientes. Neste caso utilize um fertilizante ou adubo. Pode ser fertilizante granular de liberação lenta misturado no solo.

Quantidade de água e umidade para o agerato

A agerato posui raiz rasa, portanto ela pode secar e murchar rapidamente. A rega deve ser feita regularmente, pelo menos uma vez na semana. Regue ao redor da planta e não em cima das folhas.

Não precisa de umidade especial e não gosta de locais muito úmidos, pois pode ficar suscetível a fungos. Deixe em local da casa que seja bem ventilado.

Agerato é tóxico para cães e gatos?

Sim, infelizmente esta planta possui princípio tóxico alcalóides pirrolizidínicos, que pode causar lesões hepáticas e outros problemas se ingerido. Portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer. Ela também é tóxica para humanos, portanto caso esteja pensando em fazer chá com ela, tenha cuidado, fale com médico.